Após dois anos consecutivos impactada pela pandemia, um levantamento do Mercado Livre mostrou que 78% dos brasileiros querem gastar mais nesta edição do evento — e já estão se preparando financeiramente para isso. A Black Friday acontece nesta sexta-feira dia 25 em todo o país.
O evento surgiu nos Estados Unidos quando o comércio percebeu que, após o jantar do Dia de Ação de Graças, que acontece sempre na última quinta-feira de novembro, as famílias não tinham muito o que fazer. A data surgiu então para incentivar as vendas das festas de final de ano, com descontos reais que chegam a 90%.
O termo "Black Friday", ou "Sexta-feira negra", apesar da conotação macabra para a língua portuguesa, tem conotação positiva lá fora, pois para os gringos, pois estar com as contas "negras", significa que estão bem economicamente, ou "no azul" como dizemos por aqui.
A coordenadora do Procon Municipal de Marabá Zélia Lopes de Souza, fala sobre os cuidados e orientações que o consumidor precisa ter para não ser enganado neste Black Friday, principalmente nas compras pela internet.
Veja também:
Apostador de Marabá acerta a quina leva mais de R$ 42 mil
Valor que Patrícia Abravanel ganha é a coisa mais absurda
Marabaenses pararam para acompanhar jogo da seleção
De acordo com ela, o chamado "Direito ao Arrependimento" só vale para compras virtuais e não presenciais. "O consumidor tem um prazo de 7 dias para testar o produto comprado pela internet, se houver arrependimento ele pode devolvê-lo", explicou.
Confira abaixo na matéria da RBATV.
Entretanto, esse procedimento não vale para lojas físicas ou compras presenciais. "Somente se o produto estiver com defeito, aí sim nos dá o direito de acionar o fabricante ou o fornecedor, mas a troca do produto via arrependimento somente por compras por telefone ou compras on line", declarou Zélia.
OUTRAS ORIENTAÇÕES
Outra orientação importante dada para compras via internet, é guardar todos os dados da compra, como explica Zélia Lopes de Souza do Procon. "O nome do site, o produto pedido, o valor pago, a forma de pagamento, data de entrega do produto, o número de protocolo da compra ou do pedido, todos esses dados é preciso tirar print do celular ou computador e guardar", disse.
Ela alerta ainda para ofertas com descontos muito exorbitantes que não condizem com as práticas de preços e descontos ofertados em dias como a Black Friday. "Os sites falsos conseguem jogar um desconto grande pro consumidor, então é preciso ficar bem atento a esses falsos descontos que o leva a cair em golpes, todo desconto muito alto é preciso desconfiar", orienta.
A última dica é sempre pedir a nota fiscal do produto.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar