plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
EMPREGO E RENDA

 Empresários de Marabá participam de workshop 

O evento objetivava aproximar cada vez mais potenciais fornecedores locais dos processos de compra realizados pela mineradora, empreiteiras contratadas e para obras na região.

Imagem ilustrativa da notícia  Empresários de Marabá participam de workshop  camera Empresários se reuniram em auditório de empresa na Nova Marabá | James Oliveira/ RBATV

A Associação Comercial de Marabá (Acim) em parceria com a mineradora Vale promoveram na tarde desta terça-feira (31) um dia de treinamento para o empresariado associado sobre o funcionamento de cadastro para atuar como fornecedor e elaboração de propostas técnicas e comerciais.

O evento objetivava aproximar cada vez mais potenciais fornecedores locais dos processos de compra realizados pela mineradora, empreiteiras contratadas e para obras na região.

Dezenas de empresários participaram da capacitação na tarde desta terça-feira (31)
📷 Dezenas de empresários participaram da capacitação na tarde desta terça-feira (31) |James Oliveira

Segundo o gerente da Vale, Rogério Amaral, a empresa tem como objetivo de atuação nos Estados o fortalecimento dessas compras locais. “Estamos realizando uma agenda periódica com as associações comerciais, a fim de ampliar o conhecimento sobre as condições e exigências para contratação, aumentando a possibilidade de fechamento de novos negócios dentro do Estado”.

Além das compras realizadas direto pela Vale, empreiteiras também compraram local como, por exemplo, Aterpa, responsável pelo pacote 1 das obras da ponte. A empresa pagou cerca de R$ 20 milhões em compras locais. Também aderiu ao Programa Partilhar e tem feito investimentos sociais no município como revitalização de quadras de esportes e espaços de lazer e a promoção de cursos profissionalizantes.

No município, estão em implantação pela Vale os projetos da ponte sobre o rio Tocantins e da Tecnored. Para ambas as obras, foram firmados mais de 100 contratos com fornecedores locais. Entre os serviços prestados estão atividades como fornecimento de EPI’s, combustível, material de escritório, locação de veículos leves e pesados, alimentação, sinalização, vigilância, internet, limpeza e manutenção predial.

Veja também:

Nova etapa da construção de nova ponte começa com fundações

Servidor do INSS quebra agências e ameaça chefes de morte

Emprego

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Marabá (Acim), João Tatagiba lembra que tendo em vista os projetos a serem implantados em Marabá, os empresários da cidade precisam vender mais. “Marabá precisa gerar mais emprego para os moradores aqui da cidade e o nosso comércio vender mais para os projetos. Então, nós acordamos com a Vale, e nós estamos fazendo uma qualificação empresarial para os empresários locais que não tem costume de trabalhar com o padrão Vale”, contou.

Conhecimento

O analista de relações institucionais da Vale, Saulo Lobo, afirmou que o objetivo do workshop é ampliar e levar formação a potenciais fornecedores para que seja realizada compras com eles. “Compra de serviços, não só com a Vale, mas com as contratadas também da Vale”, afirma, acrescentando que é uma estratégia da empresa contratar fornecedor local.

Um dos participantes da capacitação foi o empresário João Vasconcelos, empresário do ramo de ferragens e materiais elétricos. Ele vê uma grande importância essa parceria Vale e Acim para todo empresariado local. “É uma ansiedade muito grande, uma necessidade que a gente já tinha e hoje a gente vê que é realidade está sendo concretizada para nós comerciantes. É de grande importância e a gente espera que isso continue acontecendo”, disse.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Marabá

Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

Últimas Notícias