plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
ENCHENTE

Nível do Rio Tocantins chega 8,46 metros em Marabá

Situação do município está sendo monitorada pelos órgãos da Defesa Civil

Imagem ilustrativa da notícia Nível do Rio Tocantins chega 8,46 metros em Marabá camera Rio Tocantins estava marcando 8,45 metros na manhã desta sexta-feira (3) | Reprodução

O Rio Tocantins, que passa por Marabá, no sudeste do Pará, está perigosamente próximo de atingir a cota de alerta no município. Nesta sexta-feira (3), a régua fluviométrica indicava 8,46 metros na primeira medição oficial, realizada às 7h. Faltam apenas 1,54 metros de água para atingir a marca crítica de 10 metros – caso atingida, centenas de famílias já começam a ser atingidas pela enchente. A Defesa Civil Municipal, no entanto, informou que a situação está sendo monitorada, sem motivos para alarme.

Ainda de acordo com a entidade, Marabá foi dividida em zonas para acompanhamento da enchente. As áreas de menor risco estão na zona “verde”, enquanto as áreas mais baixas estão divididas em zonas “amarela”, “laranja” e “vermelha”, cujos moradores já são atingidos assim que o rio chegar aos 10 metros. Esse zoneamento norteará o trabalho dos órgãos que compõem a Defesa Civil, notadamente o Exército Brasileiro, que sempre atua com pessoal e veículos para transporte das famílias das áreas alagadas para os abrigos.

Veja também:

MPPA recomenda ajustes de irregularidades encontradas no HMI

Saque- aniversário do FGTS é liberado. Veja se tem direito!

ITACAIÚNAS

Embora a enchente em Marabá seja mensurada pelo nível do Rio Tocantins, o outro rio que corta a cidade – Itacaiúnas – também provoca alagamentos. Trata-se de um fenômeno natural que ocorre todos os anos, entre janeiro e abril, em menor ou maior escala, podendo desalojar 40 mil pessoas, o que representa cerca de 15% da população de Marabá.

Os bairros historicamente atingidos são Cabelo Seco, Santa Rita, Santa Rosa e Vila do Rato, todos na Marabá Pioneira; assim como a área de baixada da Folha 33 (Nova Marabá); e o bairro São Félix Pioneiro e Vilas Geladinho e Espírito Santo. Mas, com o avanço populacional das últimas duas décadas, a enchente começou a desabrigar também alguns bairros periféricos da Nova Marabá, como as Folhas 25, 14, 13 e 12.

No núcleo Cidade Nova, bairros povoados também em um período mais recente, muitos a partir de ocupações urbanas, começaram a ser atingidos, como Carajás 1, 2 e 3, além de parte dos bairros Liberdade e Independência, assim como uma faixa do São Miguel da Conquista.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Marabá

Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

Últimas Notícias