Nesta terça-feira de Carnaval (21) completa três dias que os moradores de Marabá, no sudeste do estado, estão sem água. A situação afeta cerca de 84 mil pessoas na cidade.
O problema começou no último domingo (19) e foi ocasionado pela queima do transformador principal da Estação Elevatória de Água Tratada (EEAT), que realiza a distribuição de água na cidade.
O transformador foi retirado nesta segunda (20) e levado para avaliação técnica. “Já foi retirado o óleo e a bobina está sendo reformada”, informou uma fonte ao DOL Carajás. A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) não confirma quando o problema será solucionado, mas a previsão é de que a situação ainda perdure por mais alguns dias.
Uma das hipóteses para resolver o problema seria a compra de um novo gerador, mas o novo equipamento demoraria pelo menos 15 dias para chegar a cidade. Sendo assim, o conserto do gerador é no momento a hipótese mais viável.
Enquanto isso, sete caminhões-pipas estão abastecendo os hospitais, presídios e alguns bairros como: Km 7, Folha 11, Folha 10 e Folha 29, na Nova Marabá. À tarde os veículos estarão no Bairro Novo Horizonte, em frente a caixa d'água da Cosanpa, no Núcleo Cidade Nova. Mais veículos estão sendo contratados pela Companhia.
Quem precisa de água para realizar as atividades básicas do dia a dia também está recorrendo aos chafarizes de hospitais e escolas espalhados pela cidade. Muitos com galões, baldes e garrafas pets. A exemplo de um instalado na Folha 7, na Nova Marabá, em que muitas pessoas estavam na manhã desta terça.
Já quem teve “mais sorte” conseguiu encher os reservatórios com a água fornecida pelos carros-pipas, como no caso de Deocleciano Pereira Amorim, morador da Folha 18, na Nova Marabá.
Veja também:
Licitação da nova ponte sobre rio Itacaiúnas abrirá em março
Marabaense ganha R$ 35 mil na Mega-sena. Veja os números!
Problema
Segundo a Cosanpa, no domingo, por volta de 6h, houve falta de energia elétrica na Estação de Tratamento de Água (ETA), responsável pela produção de água do sistema que abastece os Núcleos Nova Marabá e Cidade Nova.
A Concessionária de Energia Elétrica foi acionada. Após análise foi verificado que o transformador que energiza a Estação Elevatória de Água Tratada (EEAT), responsável pela movimentação de dois conjuntos moto-bombas de 600 CV, sofreu avaria.
A Estação é a responsável pela elevação da água para o reservatório elevado, que faz a distribuição da água para as redes distribuidoras e à população local.
A nota da Cosanpa afirma que a captação está operante, pois está vinculada a outro transformador, e dessa forma a água continua sendo captada, tratada e reservada no apoiado. “Ou seja, está sendo produzida, e em função disso está havendo distribuição por meio de caminhões-pipa a hospitais, e na medida do possível, à comunidade”.
Tansformador
O transformador avariado foi transportado na segunda-feira (20) para uma oficina localizada em Marabá a fim de realização de avaliação técnica do problema para a sua solução.
Ao mesmo tempo em que a equipe de Belém está envidando esforços visando à busca de alternativas, a exemplo de disponibilizar um outro transformador para cidade. “Finalmente até o momento não há previsão para o restabelecimento da normalidade do sistema”.
Equatorial
Em nota, a Equatorial Pará informou que foi acionada devido a um problema no circuito de energia que atende a Cosanpa no domingo (19). Ao chegar ao local, à distribuidora constatou que a situação ocorreu por conta de um problema interno devido a interferência de um animal nas instalações elétricas da própria Cosanpa.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar