Foi realizada, nesta terça-feira (7), na Câmara Municipal de Marabá, a apresentação de um Projeto de Lei que prevê a doação de um imóvel público, de mais de 10 mil metros quadrados, situado no Bairro Liberdade, no Núcleo Cidade Nova, para o Governo do Estado do Pará. O terreno, localizado na Avenida Sororó, passou por uma avaliação prévia da Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) e está estimado em quase R$ 2 milhões.
O intuito do prefeito Tião Miranda é que o Poder Legislativo autorize a doação do imóvel para que Helder Barbalho instale o projeto Usina da Paz na cidade, como prometido há quase um ano, no último aniversário de Marabá. O projeto foi apresentado e discutido sem polêmicas na Casa Legislativa, mas a votação definitiva deve ocorrer depois de tramitar em dois turnos, para que a doação seja efetivada ou não.
É de interesse de ambas as partes que a unidade do projeto seja instalada no bairro, onde serão ofertados serviços voltados para a inclusão social, prevenção à violência e fortalecimento comunitário, em parceria do Governo do Estado e a prefeitura do município. O sudeste do Pará já conta Usinas da Paz em Parauapebas e Canaã dos Carajás.
Veja também!
Mulheres inspiradoras na linha de frente da reciclagem
Confira aqui se você tem direito a uma parabólica digital
O que é a Usina da Paz
A Usina da Paz é um projeto integrado ao programa estadual Territórios Pela Paz, elaborado pelo governo do Pará e coordenado pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), em parceria com a iniciativa privada, que visa a construção de dez usinas na região metropolitana de Belém e no sudeste do estado.
São mais de 80 serviços gratuitos, disponibilizados pelos órgãos e entidades parceiras do estado, como espaços para atividades esportivas; salas de audiovisual e inclusão digital; atendimento médico e odontológico; consultoria jurídica; emissão de documentos; ações de segurança; capacitação técnica e profissionalizante; espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade. Também há espaços para cursos livres e de dança, teatro, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca.
Além disso, um sinal de wi-fi gratuito será disponibilizado para os usuários da Usina da Paz pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa).
Os complexos são voltados para a prevenção à violência, a inclusão social e o fortalecimento comunitário, com sete eixos fundamentais: Capacitação técnica e profissional, educação básica, arte e cultura; Emprego e renda, microcrédito e empreendedorismo, economia solidária; Habitação, regularização fundiária e urbanização; Saúde, esporte/lazer, assistência social; Tecnologia e inclusão digital; Meio ambiente e sustentabilidade e Mediação de conflitos e prevenção à violência.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar