Castrar o animal de estimação é uma decisão muito importante, não apenas para quem tem um cãozinho ou gato em casa, mas para todos que amam os animais e sofrem ao ver as inúmeras dificuldades pelas quais passam os peludinhos que foram abandonados.
Atualmente existe uma grande preocupação com o controle populacional de cães e gatos, e a castração é uma das formas de evitar que animais (principalmente filhotes) sejam abandonados diariamente nas ruas, portas de clínicas veterinárias, pet shops, ONG’s de proteção animal.
Para quem deseja castrar seu pet, ocorre no próximo dia 12, o 1° Mutirão de Castração de Cães e Gatos (machos e fêmeas) de Marabá, no sudeste do estado. A ação, que faz parte do Programa Veterinários Nos Bairros Bem Estar Animal, está sendo organizada pelo Grupo Patinhas de Rua e parceiros.
A triagem ocorrerá de 8h às 11h30, na Escola Estadual Plínio Pinheiro, localizada na Travessa Santa Teresinha, 274, na Marabá Pioneira. Quem participar da triagem terá direito a uma consulta veterinária; teste de leishmaniose; hemograma completo; vacinação Anti-rábica e teste de fiv e felv, que são enfermidades infecciosas, conhecidas popularmente como AIDS e Leucemia felina respectivamente e assustam bastante os tutores de animais, principalmente por não terem cura.
De acordo com Deise Mendes, da coordenação da ação, podem participar da triagem os moradores do Bairro Velha Marabá, que possuam animais com idade de 7 meses à 5 anos de idade. “A finalidade do mutirão é combater o número de abandonos de ninhadas indesejáveis, câncer e DST’s que só diminuem com a castração!”, afirma.
Veja também:
Professores protestam na manhã desta quinta (9) em Marabá
Vídeo: jacaré é flagrado em rodovia movimentada de Marabá
Documentos
A ação é voltada somente para pessoas de baixa renda que residem na Velha Marabá. Para participar é necessário levar cópias do RG ou CPF; Cadastro no CadÚnico (Baixa Renda) e comprovante de residência no nome do responsável do animal.
Castração
Os animais aptos serão selecionados para a etapa de castração, que ocorrerá nos dias 25 e 26 de março, das 8h às 17h. Na ação será feita a microchipagem dos animais, que funciona como um RG do animal, facilitando a sua identificação caso ele fuja ou se perca. “Caso o tutor perca ou abandone o animal e a carrocinha pegue um animal que tem um QR Code. Ele vai ler, localiza o dono e mandar para Semma. Então, a gente vai coibir a questão do abandono”, explica Deise Mendes.
Serviço
TRIAGEM DOS ANIMAIS
Data: 12 /03/2023
Horário: 8h às 11h30
Local: Escola Plínio Pinheiro, na Velha Marabá
Os animais aptos serão selecionados para a etapa de castração.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar