A chuva forte que caiu durante a madrugada e manhã desta segunda-feira (13), em Marabá, no sudeste do estado, causou vários pontos de alagamentos. Na Marabá Pioneira, a água invadiu casas e motoristas tiveram dificuldades de trafegar pelas ruas da cidade.
De acordo com a Defesa Civil Municipal, choveu 116 milímetros nas últimas horas. O campo Del Cobra, no bairro Santa Rosa, ficou submerso. “Não pode chover que alaga o campo. Ainda não chegou em nível de alerta da subida do rio (Tocantins) que afeta lá”, informou o coordenador do órgão, Marcos Andrade, ressaltando que o campo está cheio por conta da água da chuva represada.
Quatro equipes da Defesa Civil estão nas ruas monitorando a situação. Caso necessário, eles estão preparados para agir. “Ninguém solicitou que fosse feita a mudança. Na semana passada também caiu uma chuva forte que encheu mais que hoje o Del Cobra (campo), mas a tarde não tinha água”, disse o coordenador da Defesa Civil municipal.
Veja também:
Vídeo: jacaré é flagrado em rodovia movimentada de Marabá
Professores protestam na manhã desta quinta (9) em Marabá
Enchente
Apesar de ainda não ter afetado nenhuma família, o nível do rio Tocantins continua subindo. Na manhã desta segunda-feira (13), ele estava marcando 8,95 metros. Ou seja, subiu nas últimas 48 horas, 30 centímetros. Já o Itacaiúnas estava com 8,31 centímetros.
De acordo com o Plano de Contingência de Enchentes, o rio Tocantins chegando a 9 metros, 286 famílias são afetadas, totalizando 988 pessoas. Em 2022, uma das maiores cheias em 18 anos, o rio chegou a 13,09 metros.
A Defesa Civil Municipal segue com o monitoramento do nível dos rios e das áreas de risco. Para mais informações da Defesa Civil o telefone é 94 99173-7173.
VEJA VÍDEO DE AREAS ALAGADAS!
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar