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Sete empresas se habilitam para construir ponte em Marabá 

Atualmente, o trânsito na única ponte que faz a ligação entre os dois bairros está cada vez pior, não sendo mais somente em horários de pico.

Imagem ilustrativa da notícia Sete empresas se habilitam para construir ponte em Marabá  camera Município vai ganhar uma terceira ponte sobre o Rio Itacaiúnas | DOL Carajás

A frota de Marabá, no sudeste do estado, chegou a 139.540 veículos. Com tantos automóveis e motocicletas circulando, o tráfego acaba sobrecarregando as duas pontes sobre o Itacaiúnas, principal elo entre a Cidade Nova e a Nova Marabá.

Para melhorar o trânsito e facilitar o escoamento da produção de toda a região, o município vai ganhar uma terceira ponte sobre o Rio Itacaiúnas, com 518,5 metros de extensão.

Na última segunda-feira (13) foi dado início o processo licitatório para contratação de empresa (ou consórcio de empresas) para construção da tão espera ponte. Atualmente, o trânsito na única ponte que faz a ligação entre os dois bairros está cada vez pior, não sendo mais somente em horários de pico.

principal elo entre a Cidade Nova e a Nova Marabá
📷 principal elo entre a Cidade Nova e a Nova Marabá |Drone / RBATV

Ao todo, três consórcios de empresas se habilitaram para concorrer à licitação: Consórcio Marabá-Rio Tocantins, com as empresas Rivole Construtora Ltda e ainda a Construtora Bridge Ltda; Consórcio Ponte Itacaiunas, com a composição da Construtora AGaspar S.A. e a Arteleste Construtora Ltda; e Consórcio PFS-Nova Ponte Itacaiunas, formado por três empresas: Paulitec, a FN Sondagens Fundações e Obras Especiais e a SPE Engenharia.

Segundo Fábio Moreira, secretário de Obras de Marabá, essa é a primeira etapa e é somente para apresentação de proposta de habilitação. Já nesta terça-feira (14) a Sevop vai enviar, digitalizada, as três propostas aos interessados, que devem analisar e apontar possíveis falhas dos concorrentes.

“A Secretaria também vai fazer suas análises e observações e, assim, divulgar quem de fato está habilitado para a fase seguinte”, diz Moreira.

As empresas têm cinco dias úteis para aceitar ou não o resultado. Quem estiver habilitado vai apresentar a proposta de preço. “A gente analisa tudo e depois disso, ganha quem tiver menor preço”.

A previsão é que até o final do mês de março ocorra a sessão para apresentação de proposta de preço. Contudo, Fábio ressalta que tudo vai depender dos recursos, que devem ser avaliados em até quatro dias

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De acordo com informações, já divulgadas pela Secretaria de Obras de Marabá, o custo da nova ponte do Rio Itacaiúnas está em torno de R$ 110 milhões.

A Rivole Construtora Ltda é uma empresa de construção civil de Cuiabá, no Mato Grosso. Sua consorciada, a Construtora Bridge Ltda, também é do Mato Grosso, mas de Ribeirão Cascalheira.

A Construtora AGaspar S.A. é uma velha conhecida no Pará. Ela é do Rio Grande do Norte, mas atuou na reconstrução da Ponte União, na Alça Viária, próximo a Belém. Ela está associada à empresa paranaense Arteleste Construções, de São José dos Pinhais.

Pelo Consórcio PFS-Nova Ponte Itacaiunas, a paulista Paulitec tem mais de 40 anos de experiência na construção civil, tendo, inclusive, atuado na construção da Ponte do Rio Guamá, também na Alça Viária. A FN Sondagens Fundações e Obras Especiais também tem longa experiência em obras especiais em logística e serviços geotécnicos, com escritórios em Belém, São Luís, Manaus, Barueri e Belo Horizonte. Por fim, a SPE Engenharia, que é de Ananindeua, empresa especializada na construção de pontes em concreto armado pré-moldado para solução de transposição de rios e igarapés.

Agora é aguardar as análises e ver quem fatura os mais de R$ 100 milhões para a construção da ponte.

Obra

A obra é viabilizada por meio de um convênio entre o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Transportes (Setran) e a Prefeitura de Marabá.

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