Após praticamente três anos sem acontecer por conta da pandemia da Covid-19, a tradicional Via Sacra encenada da Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Marabá no sudeste paraense, volta a acontecer este ano de 2023. A informação foi confirmada pelo Padre Dimas Silva, pároco da comunidade localizada na Folha 28, Nova Marabá.
A procissão da sexta-feira da Paixão de Cristo acontece logo após uma missa ministrada pelo bispo de Marabá, dom Vital Corbellini, que está marcada para as 15h desta sexta (7) na Matriz da Sagrado Coração de Jesus. A Via Sacra vai sair da paróquia e ir pelas ruas próximas e aos arredores da Folha 28 e 27, com paradas representando as 11 estações dos principais acontecimentos da morte e crucificação de Jesus.
"É um dia especial para nós cristãos católicos onde fazemos memória da Paixão, morte e ressurreição do Senhor", declarou o padre Dimas. "Sabendo que a morte do Senhor teve uma finalidade: resgatar a humanidade do pecado. Então a diocese e nossa paróquia tem a programação, é um dia santo para nós de abstinência e jejum", explicou.
Às 6h da manhã desta sexta aconteceu o "Ofício de Trevas" onde os cristãos católicos meditam sobre o sofrimento de Jesus.
Veja também:
Inmetro orienta atenção na hora de comprar o ovo de Páscoa
Agências bancárias ficam fechadas na Sexta-Feira da Paixão
Aeroporto de Marabá deve receber quase 6 mil passageiros
A Via Sacra será encenada por membros adultos, jovens e crianças da própria Paróquia do Sagrado Coração de Jesus e de outras, segundo explica o padre Dimas Silva. "Serão encenadas as estações da via dolorosa do Senhor, passamos três anos sem ter a Via Sacra por conta da pandemia e estamos a retomando este ano", declarou. Padre Dimas também esclareceu que a Via Sacra encenada não irá até próximo à ponte sobre o Rio Tocantins, como em outros anos, mas apenas percorrer algumas ruas da Folha 28.
No sábado (8) a partir das 19h em todas as paróquias da Diocese de Marabá haverá a Vigília Pascal "onde a Igreja celebra a vitória de Cristo sobre a morte", declarou o padre. E no domingo (9) todas as celebrações, com Santa Missa às 7h da manhã e às 19h30, a Missa de Páscoa.
O bispo de Marabá dom Vital Corbellini fala da importância de se lembrar os últimos passos de Jesus, salientando que ele ressuscitou. "Estamos convidando a todos para participarem dessa cerimônia, pois precisamos participar e vivenciar a passagem da morte de Cristo para a vida, pois Ele está no meio de nós e queremos caminhar com ele. Cristo venceu a morte e venceu o pecado e nós também ressurgiremos um dia com a Graça de Deus", declarou o bispo.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar