Já estamos praticamente na metade do mês de maio e o calor começa a ficar intenso na região sudeste do Pará. Marabá e Parauapebas, as duas maiores cidades da região, registraram altas temperaturas nos últimos dias, chegando a 35 graus, mas com sensação de 40. A mudança de temperatura e o fim do período chuvoso do inverno amazônico, já abre as portas para o verão.
Na região amazônica não há intensificação de estações como a primavera e nem o outono.
A situação do calor dos últimos dias foi amenizada por uma chuva que caiu logo cedo pela manhã nesta quinta-feira (11). De acordo com o Instituto Nacional de Metereologia, Inmet, ainda há previsão de "chuva intermitente" durante o dia. "Áreas de instabilidade provocam muita nebulosidade e chuva sobre os estados do Norte", explica ainda a entidade que acompanha o tempo no Brasil.
Mesmo assim a previsão de chuva não vai amenizar o calor, que continua com previsão de chegar entre 33 e 35 graus.
A previsão é que ainda pela noite, haja mais chuva em Marabá e Parauapebas e a previsão é de que o final de semana do dia das mães ainda chova.
Veja também:
Parauapebas e mais 14 cidades estão no berço neste dia 10
Equipamentos de 40 anos serão substituídos na hidrelétrica
Inclusão de pessoas com autismo é tema de audiência pública
A previsão de chuvas mais intensas acontecem na calha norte do Pará e, principalmente no estado de Roraima, onde o Águia de Marabá enfrenta no sábado o time do São Raimundo pela série D do Campeonato Brasileiro.
Para esta região do extremo norte, a previsão é de "Alerta Laranja, chuvas intensas".
A previsão completa para a região diz que "áreas de instabilidade atuam sobre toda a Região Norte. O sol predomina sobre a maioria das áreas do Tocantins, onde chove apenas no norte do estado. O restante da Região tem muitas nuvens e pancadas de chuva e raios no decorrer do dia, com risco de chuva forte. A chuva deve ser mais frequente e volumosa no Acre, em Rondônia e no centro-sul do Amazonas.", segundo o Inmet.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar