A projeção nacional do comércio brasileiro é que essas vendas do dia das mães gire em torno de 7,6% no aumento em relação ao mesmo período do ano passado. A previsão da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Estado do Pará (Fecomércio-PA) é que o volume de vendas tenha crescimento de 8% a 10% neste ano em relação a 2022 no Pará. A projeção anima os trabalhadores da área, que, no entanto avaliam que o resultado ainda não é o esperado.
De acordo como Raimundo Neto, do Sindicom em Marabá os comerciantes estão otimistas para este dia das Mães. Eles esperam recuperar as perdas que tiveram nos últimos feriados de abril e início de maio. "A expectativa de vendas é sempre a das melhores", diz ele. "Sabemos que o dia das mães é o melhor período de vendas para o comércio depois do Natal, o comércio está preparado, os lojistas estão com suas mercadorias expostas, muitas ofertas", declarou.
O presidente da Associação Comercial de Marabá, Acim, João Tatagiba acredita que o dia das mães vai resultar em um incremento considerável em termos de volumes financeiros em Marabá. "Por mais que tenhamos um momento econômico ainda meio adverso, mas eu sempre considero que a economia local de Marabá, em função da sua pujança, contribui muito para que consigamos vender sempre um pouco a mais", salienta.
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Além disso, segundo Tatagiba, os investimentos que estão acontecendo na cidade e que ainda irão acontecer tira o pessimismo em relação às vendas e criam expectativas positivas. "Eu acredito que nesse dia das mães iremos ter um incremento, mesmo que não seja grande, terá sim um incremento nas vendas do nosso comércio", declarou.
PRESENTES
Levantamento da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) mostra que 51,8% dos brasileiros pretendem comprar presentes para o Dia das Mães. No mesmo período de 2022, 50% dos consumidores admitiram que iam às compras. O levantamento, com base em 1.663 entrevistados em âmbito nacional, mostra também que 30,2% não têm a intenção de fazer compras no período, enquanto outros 18% não sabem.
Segundo os dados, do grupo de entrevistados que planejam presentear suas mães, 41,2% pretendem gastar mais do que em 2022, com a grande maioria dos que pretendem gastar, 78,8%, dizendo que devem desembolsar entre R$ 50 e R$ 300. Enquanto 30% demonstram o contrário, índice menor do que em 2022.
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