plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

Obras da Usina da Paz avançam em Marabá, no sudeste paraense

Cerca de 90% da mão de obra empregada é local e, sobretudo priorizando trabalhadores que moram nos arredores da Usina da Paz

Imagem ilustrativa da notícia Obras da Usina da Paz avançam em Marabá, no sudeste paraense camera Usina da Paz está localizada na Avenida Sororó, no bairro Independência, no Núcleo Cidade Nova | Foto: Ascom CRGS

As obras da Usina da Paz, projeto integrado ao Programa Territórios Pela Paz (Terpaz), do governo do Estado, em parceria com a mineradora Vale, em Marabá, região sudeste paraense, estão em fase de terraplanagem. Os trabalhos iniciados, em maio passado, têm previsão de entrega para abril do ano que vem. O complexo ofertará diversos serviços para população de Marabá.

A Usina da Paz de Marabá quer contribuir para maior qualidade de vida, redução da violência e para a transformação social, na região, através de ações integradas de cidadania, saúde, segurança, qualificação profissional, esporte e lazer para a população do entorno do complexo Liberdade/Independência.

A UsiPaz é construída em um terreno de cerca de 10 mil m². “Já começamos a montar o canteiro de obras que dará início à parte de execução. Já começamos também a fazer a parte de terraplanagem, iniciamos o corte inicial do terreno, como também estamos finalizando do canteiro de obras, com baias para armazenamento de materiais e construção do refeitório”, disse o engenheiro civil, Rodrigo Dias Félix, da construtora contratada da mineradora Vale.

A UsiPaz é construída em um terreno de cerca de 10 mil m²
📷 A UsiPaz é construída em um terreno de cerca de 10 mil m² |Foto: Ascom CRGS

O próximo passo do cronograma da obra é a parte de instalações, elétricas e hidrosanitárias do canteiro de obras. Em paralelo, depois da conclusão da etapa de terraplanagem, a equipe trabalha na parte de fundação da primeira etapa do projeto Ter Paz.

Mão de obra local

A construção da Usina da Paz está fazendo a diferença no município de Marabá, uma vez que, priorizar a mão de obra local é uma das diretrizes da construção da usina. Em Marabá, cerca de 90% da mão de obra empregada é local e, sobretudo de trabalhadores que moram nos arredores. Foram contratados pedreiros, eletricistas, encanadores, auxiliares, ajudantes, técnicos, topógrafos e auxiliares de topografia.

O pedreiro José Reis Lima Rodrigues de 58 anos é um dos trabalhadores empregados na construção da Usina da Paz de Marabá. Ele é morador do bairro Independência.

A expectativa de José Reis é que a Usina da Paz seja um grande benefício para toda população. “Quando estiver pronta pretendo usufruir dos benefícios que a Usina da Paz vai proporcionar para todos nós. Vai servir para mim e vai servir para meu neto de três anos que mora comigo”, conta ele, lembrando que a obra fica há 800 metros de sua residência.

A construção da Usina da Paz está priorizando a mão de obra local
📷 A construção da Usina da Paz está priorizando a mão de obra local |Ascom:CRGS

LEIA TAMBÉM:

+ Parauapebas cresceu mais que Marabá em número de habitantes

+ Ministérios Públicos se reúnem para discutir obras do Pedral

+ Construção de novas pontes movimenta mercado de trabalho

Cidadania

Os espaços das Usinas da Paz desenvolvem políticas públicas voltadas à cidadania e ao combate à violência, onde é proporcionado atendimento médico e odontológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, cursos, capacitação técnica e profissionalizante; além de eventos e encontros da comunidade.

Governo

Para o secretário regional de governo do sul e sudeste do Pará, João Chamon Neto, o projeto das Usinas da Paz é uma ferramenta fantástica de inclusão social. “São mais de 80 serviços oferecidos para a população mais carente. A preocupação do governo do estado é combater a vulnerabilidade social, por meio da cidadania, de oportunidades no esporte, no lazer, na saúde e educação. Isso é o governo do estado, através do nosso governador Helder Barbalho, levando dignidade, por meio do Ter Paz para todo o Pará”, destaca João Chamon Neto.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Marabá

Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

Últimas Notícias