
A construção da nova ponte sobre o rio Itacaiúnas, em Marabá, no sudeste do estado, está se tornando realidade. Nos canteiros de obra o serviço de terraplanagem segue a todo vapor.
As ações acontecem nas duas margens do rio, na Nova Marabá e no bairro Vale do Itacaiúnas. Atualmente, a empresa contratada está implantando a estrutura do canteiro de obras com escritórios, galpão de ferragem, laboratório, usina de concreto, almoxarifado, refeitório e banheiros que irão atender os funcionários para iniciar a execução da fundação.

As equipes também já atuam na montagem das balsas que servirão para transportar os equipamentos de perfuração das fundações junto ao rio e para o transporte dos caminhões com o concreto, que será utilizado na estrutura da obra.
“Nas próximas semanas, a empresa irá iniciar a perfuração das primeiras estacas de fundação. Será realizada por duas equipes, uma na área de dentro do rio e outra na parte de fora. Duas equipes para agilizar e dar maior rapidez a este trabalho de infraestrutura”, explica o engenheiro Saulo Almeida, da Sevop.
A ponte terá 524 metros de comprimento e 12 metros de largura, com 1,85 metros de faixa de passeio. O objetivo do empreendimento é desafogar o tráfego entre os dois núcleos que atualmente tem apenas uma via de entrada e saída, na rodovia Transamazônica.

LEIA TAMBÉM:
+ Iniciada a construção das fundações da nova ponte em Marabá
+ Obras da Usina da Paz avançam em Marabá, no sudeste paraense
+ Construção de novas pontes movimenta mercado de trabalho
Para o titular da Sevop, Fábio Moreira, a obra é executada dentro do esperado e vai ajudar a amenizar os engarrafamentos entre os dois núcleos.
“A importância é vital. O nosso trânsito está cada vez maior, com mais fluxo, gerando vários pontos de engarrafamento nos horários de pico. Então, vemos essa ponte como um ponto fundamental para melhorar o trânsito, principalmente da Nova Marabá para a Cidade Nova. Vai criar uma nova alternativa, uma ponte por dentro da cidade, que vai aliviar bastante o trânsito, principalmente nos bairros adjacentes à ponte”, destaca o secretário.
O valor da obra está avaliado em R$ 103.890.195,46, sendo que desse montante, R$ 53 milhões são provenientes de recursos próprios da Prefeitura de Marabá e o restante do Governo do Estado.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar