
Marabá no sudeste paraense está em contagem regressiva para receber sua primeira policlínica. As obras estão em ritmo acelerado, com 65% das obras concluídas, com previsão de entrega para o próximo segundo semestre. A Unidade da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) contribuirá para a descentralização do atendimento de saúde, na região sudeste.
O hospital tem dois pavimentos construídos em uma área de cerca de 2.380 m². A obra iniciada em julho de 2022, tem investimento de mais de R$ 28 milhões.
A Policlínica em Marabá ofertará mais de 30 especialidades médicas, polo completo de diagnóstico com tomografia, ressonância e área cardiológica, atendimento ambulatorial, fisioterapia, aumento de leitos para internação na região, além de um Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro Autista (Natea).
Veja também:
Vídeo: incêndio destrói casa e mulher perde tudo em Marabá
Vídeo: panela de pressão explode após inchaço no utensílio
FGTS vai distribuir R$ 12,7 bilhões a trabalhadores em 2023
As Policlínicas são experiências bem-sucedidas na gestão de saúde do Estado. Atualmente, estão em funcionamento no Pará três unidades: Metropolitana, em Belém; Lago dos Caetés, em Capanema; e a do Lago do Tucuruí, em Tucuruí. Trata-se de um projeto que levará para diferentes regiões paraenses tratamentos com maior qualidade, para reduzir a necessidade de grandes deslocamentos dos moradores locais.

Nas Policlínicas são realizados atendimentos de usuários do Sistema Único de Saúde (Sus) encaminhados pelas Unidades de Atenção Básica (UBS), com necessidade de exames, procedimentos de média complexidade e atendimentos pós-cirúrgicos. As Policlínicas são criadas para desafogar as demandas de consultas e especialidades nos Hospitais Regionais da rede pública estadual.
“As nossas experiências com as Policlínicas em funcionamento são excelentes, além de transformar a saúde na capital, conseguimos levar atendimento de muita qualidade para outras regiões. É uma marca da gestão do Governo do Estado. A população de Marabá e de municípios da região será muito bem atendida. As obras estão andando e logo entregaremos a Policlínica para eles”, declarou o secretário de Saúde do Pará, Rômulo Rodovalho.
Além da unidade de Marabá, outras três policlínicas estão atualmente em diferentes estágios de construção nos seguintes municípios: Breves, Altamira e Santarém.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar