A construção da nova ponte sobre o rio Itacaiúnas, em Marabá, no sudeste do estado, entra em uma nova etapa do projeto: a colocação das estacas é a base para as fundações que vão dar sustentação a toda estrutura da ponte. Sessenta e quatro estacas serão colocadas, sendo que oito delas já foram concretadas.
Após uma visita técnica ao canteiro de obras, na quarta-feira (2), o engenheiro Fábio Moreira, secretário Municipal de Viação e Obras Públicas (Sevop), fez uma avaliação do andamento das obras e destacou que tudo está dentro do cronograma.
“Estão nas fundações, eles já iniciaram, são 64 estacas, oito já estão concretadas, eles estão trabalhando dia e noite e está dentro do nosso cronograma. A gente está vendo a ponte caminhando para o que a gente estava prevendo, para o final das fundações até dezembro, justamente uma estratégia da empresa para escapar do rio enchendo e poder trabalhar, mesmo na época que o nosso rio vai estar cheio”, avaliou.
Em toda extensão da nova ponte serão construídas as colunas de sustentação, que iniciam com a colocação das estacas e concretagem, uma etapa de extrema importância para a qualidade da obra.
“A fundação para poder receber o restante da estrutura, é dividido em infraestrutura e superestrutura, então, a gente está na infra, que justamente vai suportar a ponte. É uma etapa fundamental, justamente porque a gente tem a questão do nosso rio para a gente poder trabalhar. Futuramente, eles vão abrir mais uma frente, eles estão montando toda a infraestrutura de canteiro, mas já deram início à obra propriamente dita, para justamente poder aproveitar o nosso, chamado, verão. O trabalho está acontecendo nas duas frentes, tanto aqui, como no outro lado”, explica o secretário.
A nova ponte terá 524 metros de comprimento com 12 de largura, sendo 1,85 metros de faixa de passeio. O prazo total para execução do projeto, previsto no contrato, é de 20 meses, sendo 1 mês para mobilização, 16 meses para a execução da obra e 3 meses para os trâmites finais.
LEIA TAMBÉM:
+ Sinalização orientará navegação durante as obras das pontes
+ Obras da nova ponte estão na fase de instalação das estacas
A soma total da construção da nova ponte estaiada está orçada em R$ 103.890.195,46. Deste total, R$ 50 milhões será o aporte financeiro do Governo do Estado do Pará, sendo que 50% desse valor já foram transferidos e depositados.
O Consórcio Ponte Itacaiúnas é formado pelas empresas Construtora A Gaspar S.A e Arteceleste Construções. A nova ponte será construída com recursos próprios e convênio com o Governo do Estado Pará.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar