Equipes da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) realizaram uma série de treinamentos no município de Marabá, voltados a agentes que atuam nos postos de atendimento do Sine, o Sistema Nacional de Emprego. O serviço público e gratuito de apoio ao trabalhador, ajuda na organização e captação de vagas de emprego, entrevistas e informações do mercado de trabalho. A atividade atendeu cerca de 30 agentes e aconteceu entre 20 e 22 de setembro.
Segundo o coordenador de intermediação de mão de obra da Seaster, Rolando Batista, o treinamento contemplou técnicos de cinco municípios: Marabá, Parauapebas, Rio Maria, Itupiranga e Jacundá. “A formação tem o intuito de melhorar a qualidade do atendimento realizado nos postos diariamente e efetivar os resultados com informações sobre o sistema Mais Emprego, dentro da atualização e orientações do Ministério do Trabalho", destaca o coordenador.
Durante a capacitação, os técnicos municipais puderam aprender sobre inscrição do trabalhador; registro do empregador; captação e registro de vagas de trabalho e registro de resultados.
Veja também:
ANM começa a chamar aprovados no último concurso público
Festival Dança em Trânsito chega ao sudeste do Pará
Vídeo: PF e MPT resgatam 49 trabalhadores em garimpo no Pará
A parceria entre a Seaster e as gestões municipais, que operam o sistema, contribui para a efetivação da produtividade e o estímulo da empregabilidade no mercado de trabalho local.
Parceria
Por meio do projeto 'Observatório do Trabalho', a Seaster tem mantido parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e garantido a produção de estudos e análises estatísticas de dados da empregabilidade no Pará. Essa parceria tem se estendido a agendas de trabalhos nos municípios, garantido encontros e rodas de conversas com representantes de federações, associações comerciais e prefeituras.
Durante agenda em Marabá, a secretaria promoveu um primeiro encontro para discutir a conjuntura e os desafios para o crescimento do mercado de trabalho na região do Carajás. A agenda contou com a participação do Supervisor Técnico do Dieese, Everson Costa, do consultor da Rede Fiepa, César Marba, do Presidente da Associação Comercial de Marabá, João Tatagiba e representantes do Sistema S.
"É importante a divulgação e reflexão sobre o mundo do trabalho, para então alcançar a promoção do trabalhador no mercado de trabalho. Hoje nós provocamos essa roda de conversa para estabelecer reflexões sobre esse momento, apresentar esses dados e buscar melhores encaminhamentos para que, não apenas Marabá, mas todas as regiões possam, cada vez, mais ser inseridas em políticas de qualificação e intermediação de obra, garantindo lá na ponta emprego e renda", enfatizou Supervisor Técnico do Dieese, Everson Costa.
"A ideia é que possamos promover essas agendas nas principais regiões de integração. São mais de 40 postos de atendimento e eles estão implantados nas principais movimentações econômicas. Por isso a importância dessa parceria com o Sine, para recepcionar esses empregos, qualificar a mão de obra e promover o fortalecimento econômico em nosso Estado.
Durante o evento ainda foram debatidos dados dos investimentos previstos para a região e os setores que demandam mais empregos. Além da importância da parceria com o Sine para internalizar novas oportunidades de emprego.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar