plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
MINERAÇÃO

ANM começa a chamar aprovados no último concurso público

A Agência Nacional de Mineração (ANM) foi autorizada a nomear 27 especialistas em recursos naturais, aprovados em recente concurso público. A medida está publicada no Diário Oficial da União

Imagem ilustrativa da notícia ANM começa a chamar aprovados no último concurso público camera Aprovados e convodados irão tarbalhar com concessão de liberação de barragens de mineração | Reprodução

Em dezembro de 2021, a Agência Nacional de Mineração (ANM) abriu 40 vagas para o cargo de Especialista em Recursos Minerais no novo certame da Agência. A prova aconteceu em abril de 2022.

Agora, a Agência Nacional de Mineração (ANM) foi autorizada, nesta quinta-feira (21), a nomear 27 especialistas em recursos naturais, aprovados em recente concurso público. A medida está publicada no Diário Oficial da União.

+ São Félix do Xingu segue líder em rebanho bovino no Brasil

São profissionais aprovados no cadastro reserva do processo seletivo realizado em 2022 para o cargo de nível superior, voltado a pessoas com formação em geologia e engenharia, conforme previsto no edital do concurso.

Esses servidores desempenham, entre outras funções, a de fiscalização e concessão de autorizações relativas à exploração de recursos minerais, como a autorização de barragens, por exemplo.

A ANM é um órgão vinculado ao Ministério de Minas e Energia (MME), responsável por regular a pesquisa e extração de recursos minerais, materiais para construção civil, fósseis e água mineral.

+ Acusados de assassinato de comerciante são presos no Pará

Após o rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais, operada pela empresa mineradora Vale, uma ação civil movida pelo Ministério Público, em 2019, motivou a elaboração de um plano de reestruturação da atividade de fiscalização de barragens.

Foi somente em fevereiro de 2023 que o atual governo iniciou a reestruturação do quadro com a nomeação de 40 especialistas em recursos naturais, dos quais 17 foram para Minas Gerais, onde estão concentradas mais barragens. De acordo com o órgão, os atuais 27 novos servidores também atuarão na fiscalização de barragens.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Brasil

Leia mais notícias de Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias