As eleições para a escolha de novos conselheiros tutelares em todo o Brasil aconteceram no último dia 1º de outubro e já neste pleito, já foram perceptíveis os avanços no sentido do equilíbrio na escolha de homens e mulheres e no grau de escolaridade dos que irão atuar nos próximos quatro anos. Essa foi a avaliação feita pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em Marabá (CDMCA), no sudeste paraense, Kellen Servilha, e de duas conselheiras que irão atuar a partir de 2024: uma sendo a mais votada no município e outra partindo para o segundo mandato.
Kellen Servilha, Graziellen Medeiros e Suzi Sacramento participaram de entrevista na Rádio Clube FM 100,7 Mhz com o jornalista Nonato Dourado durante o programa Se Ligue na Clube.
A presidente do CDMCA ressaltou o aumento de eleitores para a votação do dia 1º, mesmo não sendo obrigados os eleitores comparecem ao pleito. “Foi um sucesso, foi a maior eleição da história de Marabá, na última eleição nós tivemos 16 mil votos e agora fomos para mais de 19.239”, contou. “Foram 38 candidatos disputando os 10 cargos. Tivemos o apoio da Justiça Eleitoral que nos cedeu as urnas eletrônicas e isso deu transparência e agilidade ao processo para que o eleitor pudesse participar desse momento de cidadania”, disse Kellen Servilha.
No pleito em Marabá, foram cinco mulheres reeleitas, das seis que compõe os números dos novos conselheiros. Tanto a capacitação quanto a posse dos novos conselheiros vai acontecer em janeiro de 2024.
Kerllen salientou que neste pleito, a conquista maior foi a renovação com mais mulheres e com nível de escolaridade maior.
A MAIS VOTADA
A candidata mais votada ao cargo de Conselheira Tutelar em Marabá é Graziellen Medeiros, declara que foi uma surpresa para ela, ser a mais votada neste pleito, foram 1.231 votos. A expectativa dela, era ficar entre o 4º e o 8º candidato mais votado, o que já lhe garantiria estar entre os 10 conselheiros que atuarão em Marabá. “Quando saiu o resultado do primeiro lugar foi uma surpresa, mas eu sei que foi o resultado do trabalho que já desenvolvemos, com entidades, no terceiro setor, movimento social, mas com certeza foi uma surpresa boa”, disse.
Veja também:
Eleição Conselho Tutelar: conheça os candidatos de Marabá
Votação para conselheiros tutelares é tranquila em Marabá
Assistente Social, Especialista em Serviço Social e Educação, desenvolvedora de projetos com crianças e adolescentes como na saúde visual, mental, saúde bucal, esportes com crianças no Brejo do Meio e na Vila São José, Graziellen Medeiros já tem um vasto currículo de trabalho que a ajudará na atuação como conselheira.
Graziellen Medeiros comentou também que toda a sua campanha se concentrou no “porta a porta e no boca a boca”. Como a campanha é feita em 90 dias, ela declarou que se concentrou em fazer uma base visitando as comunidades, reuniões com lideranças das comunidades e até mesmo visitando as famílias indo de casa em casa. “Foi um trabalho tentando convencer as pessoas da importância que tem o Conselho Tutelar na sociedade e de uma pessoa séria para representar esse conselho na comunidade”, explicou.
A REELEITA
Suzi Sacramento foi reeleita com 943 votos para mais quatro anos de serviço ao Conselho Tutelar em Marabá. A experiência maior que ela já teve nos primeiros quatro anos é que apesar de conhecer o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), “quando entrei no Conselho Tutelar para colocar em prática tudo aquilo que eu tinha aprendido, eu descobri que tinha que aprender todo dia ainda mais e que o eu tinha na parte teórica, eu levaria para a aplicabilidade, na prática”, declarou.
“Eu digo sempre que ser Conselheiro Tutelar é a compra de um passaporte para uma Montanha-russa. Nós nunca sabemos o que realmente vai acontecer em um dia de trabalho no Conselho Tutelar.
Dos conselheiros que foram reeleitos na Nova Marabá, Suzi Sacramento foi a mais votada destacando o papel importante que as mulheres têm desempenhado nessa função, o que é atribuído por ela a escolha de 60% de mulheres para conselheiras tutelares em Marabá. “O lugar da mulher é onde ela quiser, mas é preciso se profissionalizar, buscar e todos os dias a gente como mulher precisa matar um leão, tratar, botar na mesa, lavar a louça, guardar tudo e cuidar dos meninos”, engrandeceu ela o papel da mulher da sociedade com a famosa frase “matar um leão por dia”.
SERVIÇO
CONSELHOS TUTELARES EM MARABÁ
Cidade Nova
Av. Castelo Branco, 1639 - Novo Horizonte, Marabá
Fone: (94) 98402-2572.
Nova Marabá
R. Vc Quatorze – Rua dos advogados, atrás da prefeitura de Marabá
Fone: (94) 98408-2664
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar