Uma Área de Preservação Permanente (APP) em Marabá, no sudeste do estado, está ardendo em chamas na tarde deste sábado (14). O local fica na Marabá Pioneira, antiga área da olaria.
Uma placa instalada no local alerta que “desmatar, queimar, caçar, comercializar lotes e jogar lixo é crime ambiental”, de acordo com a Lei Federal 9.065 de 12 de fevereiro de 1998. Além disso, o responsável pelos danos está sujeito às penalidades administrativas e a obrigação de reparar o dano ambiental.
Segundo informações obtidas na área, galhos de árvore e restos de madeira são jogados por servidores públicos na área e em seguida, é ateado fogo.
ÁREA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
Área de preservação ambiental é uma área protegida pela legislação ambiental brasileira, que pode ser coberta por vegetação natural ou não. O principal objetivo dessas áreas é proporcionar aos seres humanos um meio ambiente ecologicamente equilibrado, através da preservação ambiental dos recursos hídricos, da paisagem, da estabilidade do solo e do conjunto de seres vivos ali existente.
LEIA TAMBÉM:
+ Morre pai baleado pelo filho de 15 anos em Marabá
+ Vídeo: caminhonete explode em posto de combustíveis em SP
+ Padeiro desaparece após sair para entrega em Marabá
QUEIMADAS
Entre os dias 21 de junho e 8 de agosto, a Brigada de Combate a Incêndios da Defesa Civil de Marabá contabiliza 153 ocorrências atendidas. O núcleo Nova Marabá continua com o maior número de queimadas, com 79; seguido do núcleo Cidade Nova, com 41; Marabá Pioneira, 21; e Núcleo São Félix, com 12.
VEJA VÍDEO DO FOGO NA ÁREA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL!
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar