Em Marabá, no sudeste do estado, os moradores continuam sofrendo com a situação precária do transporte coletivo. Além da demora, os ônibus passam lotados, não oferecendo condições dignas aos usuários.
Imagens enviadas por telespectadores mostram o sofrimento dos passageiros dentro do ônibus lotado. “Olha a situação desse coletivo, não cabe moço. Não cabe mais ninguém. Espera o próximo senão vai machucar os velhinhos, os idosos”, fala uma mulher para um passageiro que pretendia entrar no coletivo.
VEJA VÍDEO DA SITUAÇÃO DOS ÔNIBUS LOTADOS!
A estudante Sofia Gomes estuda na Nova Marabá e mora em Morada Nova e sofre diariamente com o problema. “O ônibus demora bastante. Eu estou aqui desde às 7h50, já passou uns três ônibus, 14, 15 e 16, duas rotas universitárias, mas nenhum Morada Nova. A população de lá é extremamente grande de São Félix e Morada Nova e a quantidade de ônibus que tem pra lá é minúscula. Então, é horrível”, disse.
As reclamações sobre as condições do transporte não são de hoje, mas nos últimos dias o problema se intensificou. O autônomo Emanoel Vaz acredita que essa situação com os coletivos é crônica e não tem mais solução. “Essa é uma doença crônica de Marabá, isso aí ninguém resolve não, entra político e saí político e é a mesma coisa. Isso aí só quem sofre é o passageiro”, disse.
O chaveiro Washington Ferreira Marques trabalha ao lado de um ponto de ônibus, que fica em frente ao campus I da Unifesspa, na Folha 31, na Nova Marabá. Ele conta que a parada é 24h lotada. “Aqui o negócio é lotado 24 horas e quando não está lotado, é porque o ônibus passou tem menos de 30 segundos, depois lota de novo. Mas, a gente não pode perder a fé, uma hora tem que melhorar”.
Conteúdos relacionados:
- Mulher grava vídeo da situação dos ônibus em Marabá. Veja!
- Marabaense espera mais de uma hora para pegar um ônibus
- Ônibus não circularam por falta de pagamento do combustível
Comissão de transporte
Devido às reclamações, a Comissão de Transporte da Câmara Municipal de Marabá promoveu na manhã desta quinta-feira (26), uma reunião com representantes de movimentos sociais, Departamento Municipal de Trânsito (DMTU), Conselho Municipal de Transporte e representantes da gestão municipal e o empresário proprietário da empresa.
A gestão municipal acredita que com a conclusão do Terminal de Integração do Transporte Público de Marabá (após quatro anos de obras) vai melhorar a situação. “Está chegando o momento em que o terminal estará sendo entregue. O empresário já adquiriu novos ônibus, 30 ônibus que vão operar com ar condicionado pelo terminal, fora as outras que tem aqui. São 40 ônibus que a gente pode iniciar a operação a partir da entrega do terminal”, disse o secretário de Segurança Institucional e presidente do Conselho Municipal de Transporte, Jair Guimarães Barata.
A Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop) afirma que a previsão de inauguração do Terminal de Integração é para o próximo mês de dezembro. “A previsão nossa é entregar até o dia 20 de dezembro, prazo contratual, a obra para o departamento de trânsito, que vai fazer junto com a empresa a gestão do novo terminal”, ponderou o secretário de Obras, Fábio Moreira.
VEJA A REPORTAGEM DE ELIOENAY BRASIL DA RBATV:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar