A situação do transporte coletivo em Marabá no sudeste paraense chegou a uma situação emergencial na manhã desta segunda-feira (28). Nas primeiras horas da manhã as paradas já estavam lotadas e os passageiros começaram a estranhar a falta dos ônibus para ir ao trabalho. As horas foram passando e nenhum ônibus circulava, fazendo até mesmo os passageiros pensarem que a categoria estava em greve. Praticamente toda a manhã deste segunda, não houve ônibus na cidade.
A situação soma-se ao já degradado problema de mobilidade urbana vivido pelo marabaense que só tem piorado nos últimos meses. Passageiros como seu Felisberto, que cansou de esperar a vinda do ônibus e resolveu seu problema indo de carona com um conhecido. "Espera de uma hora, duas horas, e quando vem não é o destino que a gente vai", reclamou ele. "Tem que tomar uma providência que isso aí está horrível", desabafou.
Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Transporte Coletivo do Sul e Sudeste do Pará, o Sintrasul, o que houve foi a falta de abastecimento de combustível dos ônibus, por conta do não pagamento da fatura pendente, ao posto de combustível onde os ônibus são abastecidos. "Não teve nenhum movimento de greve e nada do sindicato a respeito", disse. "Na verdade o que houve, um problema que não era pra ter acontecido, os ônibus estavam sem combustível, foram abastecer pela manhã no posto, mas não conseguiram por conta dessa pendência", explicou Geraldo Dean Silva, presidente do Sintrasul.
Veja também:
Corpo é encontrado com sacola amarrada na cabeça em Marabá
Vídeo: atletas participam da 4ª Corrida Rústica em Marabá
MP recomenda melhorias no Espaço de Acolhimento em Marabá
"Uma situação não pode acontecer e ficar por isso mesmo. O Poder Público precisa cobrar da empresa explicações e quem tem que se justificar é a empresa perante a sociedade. O sindicato cobra, procura saber o que está acontecendo, mas é a empresa que precisa se justificar sobre esse assunto", declarou Geraldo Dean.
O passageiro idoso, seu Domingos, era um dos que esperavam a passagem de um coletivo para se deslocar ao seu destino em uma parada localizada na Folha 29, Nova Marabá. "Já faz horas que estamos aqui esperando", declarou ele. "Está muito difícil", desabafou.
De acordo com a prefeitura de Marabá, existem atualmente 22 ônibus circulando pelas ruas da cidade por meio da empresa Integração, atendendo cerca de 180 mil passageiros, e a demora no transporte coletivo é um drama que já dura anos na cidade. A esperança desses usuários está na conclusão da construção do terminal de integração.
Segundo Jair Barata, secretário municipal de Segurança Institucional, a comissão fiscalizadora da prefeitura tem notificado a empresa quanto a situação precária dos serviços prestados à população.
Porém, segundo a Prefeitura de Marabá, a empresa Integração aguarda a entrega do Terminal para poder operar de maneira a racionar os custos e atender o usuário com um aplicativo e rotas mais curtas. “Se Deus quiser, logo, logo teremos o transporte público de qualidade para atender a nossa população tão sofrida e esperançosa por dias melhores”, disse Jair.
A reportagem tentou entrar em contato com representantes da empresa Integração, mas até o fechamento dessa matéria a mesma não se manifestou. (Com apoio de Edinaldo Sousa).
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar