A doação de sangue é um ato de solidariedade, que ajuda a salvar muitas vidas. É um gesto de amor ao próximo que pode gerar muitos sorrisos.
Para homenagear os doadores e despertar o interesse da população para a importância do Dia Nacional do Doador de Sangue, a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) promoverá a Semana do Doador 2023, que vai iniciar no próximo sábado (18) com a participação especial dos aniversariantes do mês que estarão em grupos de amigos e familiares, convidados a doar sangue como forma de presentear um aniversariante.
O Dia D da campanha irá ocorrer simultaneamente em todas as unidades do Hemopa em Belém, Ananindeua, Castanhal, Abaetetuba, Capanema, Marabá, Santarém, Tucuruí, Redenção e Altamira, no dia 25 de novembro.
LEIA TAMBÉM:
- Vídeo: acidente tira a vida de mãe e filha em rodovia do PA
- Vídeo: onça ataca grupo de pescadores no interior do Pará
- Divórcio: como decisão do STF afeta pensão e divisão de bens
A semana comemorativa traz passeio ciclístico, festival de música, palestras, gincanas solidárias de doação de sangue, ação de emissão de documentos com a instalação da carreta da Defensoria Pública na sede do Hemopa, além de atividades que incluem cuidados com a saúde do doador.
Critérios para doar sangue:
- Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);
- Ter mais de 50 quilos;
- Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
- Dormir pelo menos 6 horas nas 24 horas anteriores à doação;
- doação;
- Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
- Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;
- Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.
- Quem teve Covid-19 pode doar sangue 10 dias após a cura.
Endereço
Hemocentro de Marabá
- Rodovia BR-230 (Transamazônica), Quadra 12, s/n (Agrópole do Incra).
- Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.
- Contato: (94) 3312-9150.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar