Como forma de ampliar a participação da população na investigação de crimes e acesso aos canais de denúncia, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) está realizando a ampliação da divulgação dos canais, em especial o Disque Denúncia 181, em Marabá e Parauapebas, no sudeste do estado.
O Disque Denúncia é um serviço do sistema de segurança pública, disponível para a população 24h por dia e sete dias da semana. Com objetivo de receber informações de fatos ou crimes que ocorreram ou que estão acontecendo, e principalmente, para aquele denunciante que tem receio de ser identificado, já que o sigilo é garantido.
De acordo com o diretor do Disque Denúncia, delegado Christian Rocha, O Disque Denúncia 181 é uma unidade da Secretaria de Segurança Pública, do Governo do Estado do Pará, que agrega diversos órgãos de segurança pública. “Todo serviço de denúncia é garantindo o sigilo do denunciante. Sigilo e anonimato do denunciante. O que a gente quer é a informação valiosa. Quem denuncia é um herói anônimo, que vai nos fornecer uma informação”, disse.
LEIA TAMBÉM:
- Vídeo: família de jovem 19 anos morto clama por justiça
- Filha de policial é presa com escuta e webcam em concurso
- Homem é preso em flagrante desmanchando moto roubada
Após isso, o órgão encaminha para as autoridades investigarem, sejam no âmbito federal, estadual ou municipal. São vários crimes que podem ser denunciados, homicídio; tráfico de drogas; maus-tratos a criança, adolescente e idosos; violência doméstica e familiar; poluição sonora; poluição ambiental, seja por queimada ou por lixo, em rios e lagos, todo tipo de denúncia é admitida na central.
Tecnologias
Além de chamadas convencionais pelo número 181, a população vai poder acionar o serviço pelo Whatsapp (91) 98115-9181, onde as pessoas poderão dialogar com o sistema de Inteligência Artificial Rápido e Anônimo, personificado por uma atendente virtual denominada Iara.
Por meio do aplicativo de mensagens, qualquer pessoa pode enviar informações em texto, áudio, fotos e vídeos, além de localização. Outra ferramenta que está à disposição da sociedade é o chatbot, um sistema de troca de mensagens que funciona 24 horas, sete dias por semana, e que também receberá denúncias garantindo o sigilo e o anonimato.
A caixa de diálogo ficará localizada na parte inferior de todos os sites de segurança pública do Pará, como o das polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, entre outros.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar