Para expandir e garantir, ainda mais, a assistência à saúde das mães e crianças paraenses na região dos Carajás, o Governo do Pará, em parceria com a Vale, vai implantar o Hospital Materno-Infantil de Marabá.
A nova unidade hospitalar, que será gerida pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), está sendo construída pela Vale e vai fortalecer a rede de atenção materno-infantil abrangendo os 17 municípios que integram a região.
Com 11.565 metros quadrados de área construída, o hospital vai fortalecer a rede de média e alta complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS) na região. Além disso, o hospital vai evitar que mulheres e crianças se desloquem para outras regiões ou mesmo para a capital, Belém, em busca de atendimento especializado.
De acordo com a secretária da Sespa, Ivete Vaz, a descentralização dos serviços de média e alta complexidade permanece sendo prioridade da gestão do governador Helder Barbalho. "Queremos que os serviços especializados estejam cada vez mais ao alcance da população em todas as regiões e, com uma nova unidade materno-infantil, com certeza, irá contribuir para o combate à mortalidade materna, infantil e neonatal na região dos Carajás", afirmou.
Veja também:
- Anac lança edital para concurso. Salário chega a R$ 16,4 mil
- Conceição do Araguaia confirma presença na final de futebol
- Vídeo: veja onde assistir o episódio de Natal de The Chosen
De acordo com a diretora técnica da Sespa, Carla Figueiredo, o materno-infantil tem o compromisso em assistir com qualidade, integralidade e de forma humanizada o público materno-infantil da região dos Carajás. "O hospital terá uma estrutura física robusta, um corpo clínico especializado e qualificado e equipamentos de ponta para a assistência à gestação de alto risco, ao parto e aos recém-nascidos", enfatizou.
Além disso, é importante destacar que o Hospital Materno-Infantil vai oferecer serviço de urgência e emergência, internação e consultas médicas, além de atendimento em outas áreas de saúde. Também irá disponibilizar o serviço de apoio diagnóstico e terapêutica (SADT) com laboratório de análises clínicas e exames de imagem e métodos gráficos.
Com exceção dos casos de urgência e emergência pediátrica e obstétrica, o acesso ao atendimento no Hospital será através de demanda referenciada com agendamentos prévios por meio da regulação estadual.
Leitos
A unidade contará com seis pavimentos, incluindo o subsolo e o térreo, também vai dispor de 135 leitos, sendo 49 leitos obstétricos, 41 leitos pediátricos, 10 leitos de UTI adulto, 10 leitos de UTI pediátrica, 10 leitos de UTI Neonatal, 10 leitos de UCI Neonatal e 05 leitos de Método Canguru.
O bloco cirúrgico vai contar com três salas de cirurgia geral e uma sala de parto cirúrgico, enquanto o Centro de Parto Normal terá oito salas de pré-parto, parto e pós-parto.
Além de Marabá, onde estará localizado, o Hospital Materno-Infantil atenderá a população dos municípios de Abel Figueiredo, Bom Jesus do Tocantins, brejo Grande do Araguaia, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Dom Eliseu, Eldorado dos Carajás, Eldorado dos Carajás, Itupiranga, Nova Ipixuna, Palestina do Pará, Parauapebas, Piçarra, Rondon do Pará, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia e São João do Araguaia.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar