plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
MONITORAMENTO

Metereologia diz que próximos dias serão de chuva em Marabá

A previsão é de chuvas com volumes consideráveis, em função da reativação dos sistemas meteorológicos presentes na região e possível formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul

Imagem ilustrativa da notícia Metereologia diz que próximos dias serão de chuva em Marabá camera A previsão do Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), é a de que vai continuar chovendo | Alex Ribeiro / Ag. Pará

O acompanhamento do tempo tem sido constante em todo o Brasil. A mudança da temperatura, clima seco, estiagem e chuvas torrenciais em locais onde isso não acontecia, tem chamado a atenção dos especialistas. Algumas cidades do Pará, por exemplo, tem sofrido com estiagem, em um período além do previsto.

Entretanto, para os próximos dias, a previsão é de chuva para pelo menos três cidades da região sudeste do Pará: Xinguara, Marabá e Parauapebas. As chuvas devem continuar no Pará nos próximos dias, com destaque para a Região Metropolitana de Belém (RMB) e as regiões Nordeste e do Marajó, ao Norte.

A previsão do Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), é a de que vai continuar chovendo a partir da tarde, como é típico no chamado “inverno amazônico”.

Veja também:

A previsão é de chuvas com volumes consideráveis, em função da reativação dos sistemas meteorológicos presentes na região e possível formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). As chuvas podem ocorrer em todo o sul e sudeste do Estado, com destaque para os municípios de Xinguara, Marabá e Parauapebas, e ainda Altamira, no Oeste.

"Na porção norte do Estado, ainda teremos eventos de chuva nos próximos dias, especialmente na Região Metropolitana de Belém, nas regiões Nordeste e no Marajó. As chuvas devem ocorrer principalmente nos períodos da tarde e noite, podendo ficar intensas em alguns momentos", informa Antonio Sousa, coordenador do Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico.

Para os próximos dias, a previsão é de chuva para pelo menos três cidades da região sudeste do Pará: Xinguara, Marabá e Parauapebas
📷 Para os próximos dias, a previsão é de chuva para pelo menos três cidades da região sudeste do Pará: Xinguara, Marabá e Parauapebas |Michel Garcia

Neste início de 2024, algumas mudanças nas condições oceânicas foram sentidas na região do Pará. As águas mais quentes na porção sul do Atlântico aumentaram o transporte de umidade do oceano para o continente e o volume de chuvas.

Algumas partes do Pará já estão com chuvas acima do normal, como Belém. No período de 1º a 21 de janeiro, a capital registrou 485,20 milímetros de chuva, o que representa um aumento de 23% em relação à média histórica.

No sudeste paraense as chuvas serão leves a moderadas, com trovoadas. As temperaturas variam entre 22°C e 32°C, com umidade relativa do ar entre 50% e 98%. Os ventos serão fracos a moderados, predominantes de norte-nordeste.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Marabá

Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

Últimas Notícias