Até a segunda quinzena do mês de fevereiro deste ano deve entrar em operação pelo menos 50 totens com moderno sistema de monitoramento e vigilância voltado para a segurança pública no estado.
Os equipamentos estão sendo instalados em Belém e região Metropolitana além dos principais pólos do Estado. Em Marabá, sudeste do estado, serão pelo menos oito.
Entre os locais onde estão instalados os totens estão a Orla do rio Tocantins, na Marabá Pioneira; a Avenida Boa Esperança, bairro Laranjeiras e no Km 6, na Nova Marabá.
LEIA TAMBÉM:
- Coreto de praça expõe produtos de artesãos marabaenses
- Marabá tem inscrições para curso gratuito de bolos decorados
- Sul do Pará ganha novo Ciretran para emissão de CNH’s
As câmeras terão, o módulo de reconhecimento facial e outras a tecnologia Optical Character Recognition (OCR), que faz a leitura de placas veiculares.
De acordo com o comandante do Policiamento Regional, coronel David Sarah Lima, os equipamentos são interativos e o cidadão, caso precise de ajuda pode entrar em contato com qualquer viatura que esteja às proximidades do equipamento e assim dar uma pronta resposta ao cidadão.
Mesmo sem poder dar mais detalhes a respeito do sistema, já que os equipamentos estão sendo instalados e não foram inaugurados oficialmente, o oficial deixou claro que os totens devem auxiliar bastante no sistema de segurança e dar mais autonomia ao cidadão.
Os locais onde as câmeras estão sendo instaladas e os módulos em cada uma foram definidos após os estudos dos órgãos de segurança pública do local e a necessidade do espaço.
“As câmeras estão sendo distribuídas, de acordo com a sua funcionalidade, nos principais pontos de aglomeração para que possamos ter identificação facial de pessoas foragidas ou procuradas; nos principais fluxos de veículos, teremos as câmeras com leitura de placa, para localizar veículos em desacordo com a lei. Cada modalidade contratada de inteligência será utilizada dentro da sua modalidade e de acordo com os números, de acordo com a estatística, com a potencialidade e a necessidade em cada ponto do Estado”, ponderou o secretário de Segurança Pública do Pará, Ualame Machado.
Os totens que estão sendo instalados no Pará são frutos de parceria com o Governo do Estado e o Ministério da Justiça e até a segunda quinzena de fevereiro devem ser inaugurados.
Tecnologia
As câmeras de videomonitoramento têm alta definição e iluminação de infravermelho, possibilitando, também, a visão noturna onde não houver iluminação.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar