O Poder Judiciário do Pará inaugurou, na manhã da última terça-feira (6), a primeira unidade do interior do Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), o Lab Pai d’égua, na Comarca de Marabá, sudeste do estado.
A presidente do TJPA, desembargadora Maria de Nazaré Gouveia dos Santos; veio a Marabá para inauguração e explicou que a interiorização do laboratório começa pelas comarcas de maiores demandas, a fim de convidar magistrados, servidores e instituições parceiras a contribuírem com ideias e iniciativas inovadoras.
“Continuaremos buscando formas e os recursos tecnológicos disponíveis para a constante melhoria da qualidade da prestimosidade da prestação jurisdicional em nosso Estado”, ponderou a desembargadora.
LEIA TAMBÉM:
- Ministério Público abre oportunidade para estágio no Pará
- Parauapebas ganha Ciretran equipada e com novos serviços
- Concurso PCPA: comissão organizadora é formada. Confira!
Expansão
O Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) trata-se de uma expansão do Lab Pai D’égua que funciona na capital e que proporciona um ambiente no qual magistrados e servidores poderão propor soluções inovadoras para superar problemas, dificuldades, entraves do cotidiano que repercutem nos processos internos de suas atividades e que poderão resultar em novos serviços e produtos.
Segundo o juiz Charles Menezes, o objetivo é descentralizar os serviços, levando para a estrutura do laboratório para todos os cantos do Estado. Os laboratórios serão autônomos para dar andamento aos seus projetos, promover oficinas, mas sempre trabalhando em conjunto. “A ideia é fazer com que mais pessoas tomem ciência da inovação e vejam que próximo delas é possível inovar”, afirmou.
O Lab Pai d’égua de Marabá terá à frente o juiz Marcelo Andrei Simão dos Santos e contará com a analista judiciária Patrícia Suellen Moraes Ferreira. A próxima Comarca a receber o Lab Pai D’égua será a de Santarém.
O objetivo do laboratório é que seja espaço permanente e canal de comunicação para o debate de ideias. O Pai D'égua, que tem parceria com a Escola Judicial do Estado do Pará, congrega esforços para disponibilizar recursos materiais e humanos necessários, inclusive para a realização de cursos e encontros de capacitação em matéria de inovação.
Como participar?
Há duas formas de participar do Laboratório: informando problemas e/ou propondo ideias para solucioná-los ou participando da análise dos projetos com seus conhecimentos e habilidades particulares. Portanto, é possível relatar uma situação-problema e/ ou propor uma ideia inovadora para solucioná-lo. Também é possível relatar uma boa prática implantada para fins de aprimoramento e aplicação nas demais unidades do TJPA. Tudo o que se relacione ao aperfeiçoamento da atividade jurisdicional ou administrativa do Tribunal pode ser informado.
REDENÇÃO
De Marabá, a desembargadora seguiu para São Félix do Xingu, onde nesta quarta-feira (7), onde participa da inauguração do Fórum de Justiça daquele município.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar