Seis equipes do Pará, compostas por alunos do SESI, participaram, entre 28 de fevereiro e 2 de março, em Brasília, da etapa nacional do Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League, considerado uma das maiores competições de robótica educacional do mundo. No total, 42 jovens paraenses, de 9 a 19 anos, dos municípios de Ananindeua, Belém, Altamira e Marabá, participaram da competição, juntando-se a mais de dois mil estudantes de 9 a 19 anos de escolas da rede SESI e SENAI, públicas e privadas de todo o país.
A equipe Ultron League, do SESI Marabá, foi a grande vencedora do Prêmio Desafio da Aliança, que reconhece a equipe que marca o maior número de pontos nas missões de arena. Cada time tem a chance de competir em, pelo menos, três partidas de 2 minutos e meio.
A Ultron League disputou na modalidade FIRST LEGO League Challenge (FLLC), na qual alunos de 9 a 15 anos constroem robôs de peças de LEGO para cumprir uma série de atividades na mesa de desafios. Na final, a equipe de Marabá fez parceria com uma escuderia de São Paulo.
CONTEÚDO RELACIONADO:
- Equipe de Marabá se destaca e é campeã do “Desafio do Robô”
- Vídeo: Equipe de robótica é selecionada para etapa nacional
- Estudantes de Marabá vencem Torneio Brasil de Robótica
RECEPÇÃO
A equipe campeã foi recepcionada na tarde de domingo (3) com festa no Aeroporto João Correa da Rocha, em Marabá. Familiares, amigos e colegas dos estudantes comemoraram a conquista.
Elaine de Alexandria, técnica da equipe de Marabá, explicou que já foi uma honra muito grande levar o nome do município para uma competição regional de robótica e voltar com uma premiação e que no nacional foi algo extraordinário. “Nós ficamos meses em preparação para a gente ter um robô que fosse realmente eficiente e conseguisse fazer as missões para fazer as pontuações. Nós tivemos muitos períodos de ensaios, pesquisa, projeto, dedicação. E para nós foi um privilégio muito grande levar o nome do nosso município para essa competição”, disse.
A gerente de projetos, Alana Ferreira, disse, por sua vez, que a emoção foi muito grande em trazer essa conquista para Marabá. “É meu último ano de competição. Eu fico muito feliz de ter conseguido trazer isso para nossa cidade, dar esse prestígio para a nossa escola e também mostrar que todo esforço que a gente fez não foi em vão. A gente batalhou muito, treinamos muito, ensaiamos muito e ver que isso tudo valeu a pena é muito bom”.
A líder da equipe, Isabela Pinheiro, também estava grata pelo resultado da competição. “A gente está muito grato em saber que todo o nosso esforço valeu a pena, de trazer esse prêmio para Marabá e também muito orgulhosa da equipe. Todo mundo ficou muito feliz com o nosso resultado. Então, é um peso muito grande e acima de tudo a gente está muito feliz, e muito grato com esse resultado”.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar