plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
ALERTA LIGADO!

Dengue: casos em Marabá já superam os registrados em 2023

Os casos de dengue registrados em fevereiro deste ano já superaram os números registrados durante todo o ano passado

Imagem ilustrativa da notícia Dengue: casos em Marabá já superam os registrados em 2023 camera Casos de dengue acenderam um alerta em Marabá, sudeste do estado | Divulgação/ PMM

Marabá, sudeste do estado, ligou o alerta para os casos de dengue no município. Somente no mês de fevereiro as notificações da doença já superaram o total de números registrados em 2023.

Com isso, o Departamento de Endemias e Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ampliou o trabalho de contenção ao avanço da dengue no município.

De acordo com o órgão, foram registrados 25 casos positivos para a doença, número superior aos 22 casos registrados em todo o ano de 2023.

População também precisa fazer a sua parte
📷 População também precisa fazer a sua parte |Divulgação/ PMM

LEIA TAMBÉM:

O Departamento lançou o Plano de Ação de Impacto para Controle do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e as equipes realizam o LIRAa (Levantamento de Índice Rápido para Aedes Aegypti). Os agentes de endemias estão distribuídos em todos os bairros da cidade onde se registra alto índice de criadouros da larva, caracterizando o município em médio risco para focos da doença.

“Nós realizamos o primeiro LIRAa em janeiro, que deu um índice de criadores bem alterado. Estamos realizando essa semana o segundo LIRAa do ano. No Centro-Oeste do Brasil e no Sudeste, os casos de dengue dispararam, inclusive com um número de mortes já bem considerável. E esses casos de dengue estão vindo de uma forma mais agressiva, trazendo consequências muito graves à saúde das populações atingidas”, alerta Amadeu Moreira, coordenador do Departamento de Endemias e Vigilância Ambiental.

Levantamento de Índice Rápido para Aedes Aegypti (LIRAa) encontrou larvas do mosquito em todos os bairros da cidade
📷 Levantamento de Índice Rápido para Aedes Aegypti (LIRAa) encontrou larvas do mosquito em todos os bairros da cidade |Divulgação/ PMM

MAIS INCIDÊNCIA

O coordenador de Endemias pede apoio da população no trabalho de combate aos focos do criadouro do mosquito. “O Aedes aegypti está confirmado em todos os bairros de Marabá, o lixo nos quintais precisa ser removido com urgência, qualquer vasilhame que possa ser transformado em recipiente de água parada, que poderá se transformar com certeza no criadouro do Aedes aegypti tem que ser removido com urgência. É hora da população fazer sua parte”, enfatiza Amadeu Moreira.

Apesar de o levantamento apontar criadouros de larvas do mosquito em todos os bairros do município, os que lideram os casos são: Bela Vista, Jardim União, Novo Planalto, Cidade Nova e São Félix.

As equipes fazem visitas de casa em casa para eliminar os focos da larva do mosquito. No total são em média 200 residências visitadas diariamente. No total já foram registrados 25 casos da doença sendo 1 em janeiro e 24 em fevereiro.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Marabá

Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

Últimas Notícias