plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
ALERTA NO MARÇO LILÁS

Mais de 17 mil mulheres poderão ter câncer de colo do útero

O Instituto Nacional do Câncer estima que mais de 17 mil mulheres no Brasil serão diagnosticadas com a doença em cada ano do triênio 2023-2025. Hospital Regional do Sudeste do Pará promove conscientização sobre câncer de colo de útero

Imagem ilustrativa da notícia Mais de 17 mil mulheres poderão ter câncer de colo do útero camera De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), para cada ano do triênio 2023-2025 foram estimados 17.010 casos novos de câncer de colo de útero | Reprodução/Pronep

O câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção genital persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano - HPV (chamados de tipos oncogênicos). Esse vírus é sexualmente transmissível, muito frequente na população e seria evitável o contágio com o uso de preservativos.

Em alusão ao Março Lilás, mês dedicado à conscientização sobre o câncer de colo de útero, o Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), realizou nesta segunda-feira (18), no município de Marabá, ações educativas para pacientes e profissionais da instituição. A campanha promoveu a prevenção da doença, alertando sobre os sintomas e a importância do diagnóstico precoce.

“O Março Lilás é um momento crucial para lembrarmos que o câncer de colo de útero é uma doença grave, mas que pode ser prevenida e curada se detectada precocemente. Por isso, incentivamos todas as mulheres a realizarem o exame preventivo regularmente”, destacou Flávio Marconsini, diretor Executivo do HRSP.

Veja também:

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), para cada ano do triênio 2023-2025 foram estimados 17.010 casos novos de câncer de colo de útero, o que representa uma taxa de incidência de cerca de 15 casos a cada 100 mil mulheres no País.

A médica Isabella Demes, que atua no Hospital, explicou que a doença é causada pela infecção pelo HPV (Papilomavírus Humano), sexualmente transmissível. “Na maioria dos casos, a infecção não evolui para o câncer, mas pode levar a alterações celulares que, se não tratadas, podem resultar em um tumor. Os sintomas, como sangramento vaginal irregular, corrimento fétido e dor pélvica, geralmente se manifestam em estágios avançados da doença”, alertou.

Prevenção

A profissional também enfatizou as formas de prevenção da doença, que incluem o uso de preservativos nas relações sexuais, vacinação contra o HPV e a importância do diagnóstico precoce, que pode ser realizado pelo exame mais conhecido como Papanicolau.

O diretor Assistencial Alan Ferreira ressaltou a importância da participação ativa da equipe hospitalar em ações de conscientização. "Nossa missão vai além do tratamento das doenças. Devemos também educar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Estamos comprometidos em oferecer um atendimento integral e humanizado aos nossos pacientes", declarou.

Sensibilização

As ações educativas na unidade integram o Projeto “Saúde em Foco”, do Serviço de Humanização, que fornece informações à comunidade. O Serviço de Apoio e Diagnóstico Terapêutico (SADT) percorreu, com a equipe multiprofissional, corredores e unidades de internação, distribuindo informativos e levando esclarecimentos sobre o câncer de colo de útero aos usuários.

Joana Oliveira, moradora de Marabá, encaminhada para consulta com o neurocirurgião, aprovou a iniciativa: "É muito bom ver o Hospital preocupado não apenas com o tratamento, mas também com a prevenção de outras doenças. As palestras foram esclarecedoras e me incentivaram a cuidar melhor da minha saúde", disse Joana.

Hospital Regional do Sudeste do Pará promove conscientização sobre câncer de colo de útero
📷 Hospital Regional do Sudeste do Pará promove conscientização sobre câncer de colo de útero |Reprodução/HRSP

Segundo Paula Rafaela, coordenadora de Atendimento de Exames e Consultas, “é fundamental que as mulheres estejam atentas aos sinais e sintomas do câncer de colo de útero e realizem o exame preventivo regularmente. A prevenção é a melhor forma de garantir a saúde e o bem-estar. Vale lembrar que o exame Papanicolau, que detecta o câncer de colo de útero em fase inicial, é gratuito e está disponível em todos os postos de saúde”.

O Hospital Regional do Sudeste pertence ao Governo do Pará, sendo gerenciado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). É referência para procedimentos de média e alta complexidade para mais de 1 milhão de pessoas, em 22 municípios da região.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Marabá

Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

Últimas Notícias