Novas placas de sinalização foram instaladas às margens da rodovia Transamazônica (BR-230), em frente ao shopping, em Marabá, sudeste do estado. Além da placa de proibido estacionar, agora foram instaladas placas de proibido parar e estacionar no local onde geralmente ficavam paradas várias motocicletas.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) fez um trabalho de orientação aos condutores. O local é utilizado por proprietários de veículos que vão ao centro de compras, mas preferem não pagar o estacionamento.
“Colocaram-se placas no local de proibido parar e estacionar, justamente porque tinha motocicletas estacionando na calçada. Com essa nova sinalização, a gente vem solicitar que os condutores não estacionem, porque a infração é grave, a penalidade é multa e a medida administrativa é a remoção dos seus veículos”, orientou o agente Aldo, da PRF.
CONTEÚDO RELACIONADO:
- Vídeo: PRF apreende carros estacionados em frente shopping
- Vídeo: carro e motos são apreendidos em frente ao shopping
REMOVIDOS
De acordo com a PRF, entre fevereiro e meados de março deste ano mais de 30 veículos estacionados de forma irregular em frente ao shopping foram guinchados. Além do lado esquerdo, agora também fica proibido estacionar do lado direito (onde geralmente ficavam as motos).
“O que chama atenção é que a gente está se deparando com uma situação recorrente. Quando o veículo é removido só o proprietário ou o condutor pode fazer a liberação do veículo. Como a maioria das infrações de estacionamento o condutor não está presente, só pode o proprietário e essa comunicação de venda fica em aberto. Então, ele tem que fazer uma procuração para fazer a restituição do seu bem”, orientou o agente Aldo.
PARAR X ESTACIONAR
Ainda de acordo com o agente da PRF, a parada é o tempo necessário para você embarcar e desembarcar, passou desse tempo é considerado estacionamento. “A gente se depara com muitos condutores, informando que está parado, mas ele não está embarcando e não está desembarcando, está aguardando alguém, está no celular. Então, isso pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro), é considerado como estacionamento”, disse.
COMO SABER SE UMA PLACA É DE PROIBIDO ESTACIONAR OU DE PROIBIDO PARAR?
Apesar do design das placas ser bem parecido, elas possuem uma diferença clara que ao notá-las, não haverá mais dúvidas. O importante é conseguir associar a imagem com o significado.
Placa de proibido estacionar: essa placa é composta por um “E”, sendo o mesmo cortado apenas por uma linha vermelha na diagonal, e não por duas.
Placa de proibido parar e estacionar: essa placa é composta por um “E”, porém, sendo cortado por duas linhas vermelhas na posição de X.
VEJA VÍDEO ABAIXO!
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar