Com o tema “Trânsito seguro, educar para não infringir”, a audiência foi realizada no plenário Thiago Koch, na Câmara de Vereadores, nesta sexta-feira (22). O evento foi promovido pelo Ministério Público do Pará, por meio da 2ª promotoria de justiça criminal de Marabá, com o objetivo de discutir os problemas associados aos crimes de trânsito no município, propor medidas preventivas e corretivas, bem como fortalecer a capacitação dos agentes e instituições envolvidas na prevenção e repressão de comportamento ilícito.
Todos os órgãos que trabalham para a melhoria e eficiência do trânsito em Marabá participaram do evento, como a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU).
“É sempre importante estar chamando a sociedade, ouvir a sociedade. E como instituição, a gente está podendo atender os anseios da sociedade, mas também conversar com a sociedade, que é a cultura de paz no trânsito, que a gente só vai conseguir alcançar com a participação efetiva da sociedade. Com certeza, mais consciente e mais responsável”, afirma o agente Emanuel Cruz, coordenador de Educação Para o Trânsito.
CONTEÚDO RELACIONADO:
- Guarda municipal morre após acidente de trânsito em Marabá
- Vídeo: colisão resulta em morte de homem na Marabá Pioneira
- Vídeo: motociclista de 27 anos morre em acidente em Marabá
O Ministério Público e demais órgãos abriram espaço para que a sociedade organizada possa relatar as dificuldades sentidas e, assim, desenvolver uma atuação mais eficiente entre as ações realizadas na redução da violência no trânsito, incluindo a orientação aos condutores, como também o trabalho de sinalização que corresponde à melhor organização nas ruas e rodovias, esclareceu a Lorena Moura Barbosa Miranda, 2ª Promotoria Criminal de Marabá.
“Hoje, nós reunimos as instituições da fiscalização do trânsito com o representante da Prefeitura e também da Câmara Legislativa, para que a gente possa ouvir a sociedade sobre o que elas entendem, que pode ser melhor, quais são as necessidades dos anseios em relação à questão do trânsito. E depois nós vamos firmar se todos aderirem a um pacto pelo trânsito seguro de Marabá, de todas as pessoas assumirem a responsabilidade de tentar envidar esforços para que a gente consiga esse objeto, que é o trânsito seguro”, esclareceu.
O secretário municipal de segurança institucional, Jair Guimarães, lembrou que a audiência tinha a finalidade de chamar atenção de todos os autores do trânsito e o trânsito seguro é o que todos querem. “Nós, como município, trabalhamos o que chamamos de tripé do trânsito: mais sinalização, ações de educação e engenharia. E temos que ter uma resposta da sociedade e ter essa sensibilização. Atualmente, aproximadamente 42 mil pessoas morrem em decorrência do trânsito por ano no Brasil, muito mais que arma branca, tiro e precisamos reduzir essas estatísticas”, analisou o titular da SMSI.
NÚMEROS
Somente em 2023, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) atendeu em Marabá 3.940 pessoas vítimas de acidentes de trânsito, ou seja, mil a mais que 2022. Em 2024, de janeiro a março quase 800 acidentes já foram registrados, uma média 270 por mês.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar