plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NÚMEROS PREOCUPANTES

Audiência debate medidas para reduzir acidentes de trânsito 

Somente nos três primeiros meses deste ano, quase 800 vítimas de acidente de trânsito foram socorridas pelo Samu, em Marabá

Imagem ilustrativa da notícia Audiência debate medidas para reduzir acidentes de trânsito  camera Audiência pública promovida pelo Ministério Público ocorreu na manhã desta sexta-feira (22) | Sara Lopes

Com o tema “Trânsito seguro, educar para não infringir”, a audiência foi realizada no plenário Thiago Koch, na Câmara de Vereadores, nesta sexta-feira (22). O evento foi promovido pelo Ministério Público do Pará, por meio da 2ª promotoria de justiça criminal de Marabá, com o objetivo de discutir os problemas associados aos crimes de trânsito no município, propor medidas preventivas e corretivas, bem como fortalecer a capacitação dos agentes e instituições envolvidas na prevenção e repressão de comportamento ilícito.

Todos os órgãos que trabalham para a melhoria e eficiência do trânsito em Marabá participaram do evento, como a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU).

“É sempre importante estar chamando a sociedade, ouvir a sociedade. E como instituição, a gente está podendo atender os anseios da sociedade, mas também conversar com a sociedade, que é a cultura de paz no trânsito, que a gente só vai conseguir alcançar com a participação efetiva da sociedade. Com certeza, mais consciente e mais responsável”, afirma o agente Emanuel Cruz, coordenador de Educação Para o Trânsito.

Audiência Pública tinha como objetivo propor medidas preventivas para os acidentes de trânsito
📷 Audiência Pública tinha como objetivo propor medidas preventivas para os acidentes de trânsito |Sara Lopes

CONTEÚDO RELACIONADO:

O Ministério Público e demais órgãos abriram espaço para que a sociedade organizada possa relatar as dificuldades sentidas e, assim, desenvolver uma atuação mais eficiente entre as ações realizadas na redução da violência no trânsito, incluindo a orientação aos condutores, como também o trabalho de sinalização que corresponde à melhor organização nas ruas e rodovias, esclareceu a Lorena Moura Barbosa Miranda, 2ª Promotoria Criminal de Marabá.

“Hoje, nós reunimos as instituições da fiscalização do trânsito com o representante da Prefeitura e também da Câmara Legislativa, para que a gente possa ouvir a sociedade sobre o que elas entendem, que pode ser melhor, quais são as necessidades dos anseios em relação à questão do trânsito. E depois nós vamos firmar se todos aderirem a um pacto pelo trânsito seguro de Marabá, de todas as pessoas assumirem a responsabilidade de tentar envidar esforços para que a gente consiga esse objeto, que é o trânsito seguro”, esclareceu.

Audiência contou com a participação de representantes de diversos órgãos e sociedade civil
📷 Audiência contou com a participação de representantes de diversos órgãos e sociedade civil |Sara Lopes

O secretário municipal de segurança institucional, Jair Guimarães, lembrou que a audiência tinha a finalidade de chamar atenção de todos os autores do trânsito e o trânsito seguro é o que todos querem. “Nós, como município, trabalhamos o que chamamos de tripé do trânsito: mais sinalização, ações de educação e engenharia. E temos que ter uma resposta da sociedade e ter essa sensibilização. Atualmente, aproximadamente 42 mil pessoas morrem em decorrência do trânsito por ano no Brasil, muito mais que arma branca, tiro e precisamos reduzir essas estatísticas”, analisou o titular da SMSI.

NÚMEROS

Somente em 2023, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) atendeu em Marabá 3.940 pessoas vítimas de acidentes de trânsito, ou seja, mil a mais que 2022. Em 2024, de janeiro a março quase 800 acidentes já foram registrados, uma média 270 por mês.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Marabá

Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

Últimas Notícias