A programação desta sexta-feira (29) da Paixão acontece em grande parte das paróquias da Diocese de Marabá. Na maioria delas, jovens encenam a Paixão de Cristo, os últimos momentos, a crucificação e a ressurreição de Jesus Cristo. A de mais destaque é a que ocorre na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, localizada na Folha 28, Nova Marabá.
De acordo com padre Dimas Silva, pároco da comunidade, na sexta-feira santa não se celebra missa, “pois é como se a Igreja dissesse que o Senhor do Sacramento está morto”, explicou. “Então não celebramos missa, mas sim as Funções da Sexta-Feira Santa”, declarou.
Veja também:
- Trânsito na ponte rodoviária será alterado para manutenção
- Às vésperas da Sexta-feira Santa, busca por peixe aumenta
- Detran deflagra operação em Marabá e mais 16 municípios
Na Sagrado Coração de Jesus, haverá função às 5h, chamada de Ofício das Trevas para meditação da morte de Cristo. E às 15h haverá as funções da Sexta-Feira Santa presidida pelo bispo de Marabá, Dom Vital Corbellini. “E após a celebração da Paixão do Senhor, aí sim, inicia a Via Sacra pelas ruas da Folha 28”, declarou o padre Dimas Silva.
A Via Sacra é encenada pelos jovens da Paróquia Sagrado Coração de Jesus e conta com 11 “Estações”, com paradas contando os momentos que Jesus passou que antecederam a sua crucificação.
A Via Sacra será encenada por membros adultos, jovens e crianças da própria Paróquia do Sagrado Coração de Jesus e de outras, segundo explica o padre Dimas Silva. "Serão encenadas as estações da via dolorosa do Senhor”. Padre Dimas também esclareceu que a Via Sacra encenada não irá até próximo à ponte sobre o Rio Tocantins, como em outros anos, mas apenas percorrer algumas ruas da Folha 28.
No sábado (30) a partir das 19h em todas as paróquias da Diocese de Marabá haverá a Vigília Pascal "onde a Igreja celebra a vitória de Cristo sobre a morte", declarou o padre. E no domingo (31) todas as celebrações, com Santa Missa às 7h da manhã e às 19h30, a Missa de Páscoa.
O bispo de Marabá dom Vital Corbellini fala da importância de se lembrar os últimos passos de Jesus, salientando que ele ressuscitou. "Estamos convidando a todos para participarem dessa cerimônia, pois precisamos participar e vivenciar a passagem da morte de Cristo para a vida, pois Ele está no meio de nós e queremos caminhar com ele. Cristo venceu a morte e venceu o pecado e nós também ressurgiremos um dia com a Graça de Deus", declarou o bispo.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar