plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
SEGURANÇA REFORÇADA

Centro Integrado completa um ano com 170 mil atendimentos

No prédio criado em 2023 também funciona o Núcleo Integrado de Operações de onde são atendidas as chamadas de urgência e emergência do município

Imagem ilustrativa da notícia Centro Integrado completa um ano com 170 mil atendimentos camera Ele que foi o primeiro Centro Integrado instalado fora da Região Metropolitana do Estado atende a estratégia de segurança pública do governo | Divulgação

O Centro Integrado de Comando e Controle Regional de Marabá (CICCR) completa um ano de criação com uma atuação intensa, monitorando, desde operações policiais integradas, aos maiores eventos realizados na cidade. Ele que foi o primeiro Centro Integrado instalado fora da Região Metropolitana do Estado atende a estratégia de segurança pública do governo, sendo uma importante ferramenta de integração, que permite aos agentes de segurança atuarem de forma preventiva e repressiva.

Além do CICC regional, o Núcleo Integrado de Operações de Marabá (Niop) também completa um ano da adequação e modernização do seu novo espaço, onde já foram realizados mais de 170 mil atendimentos de urgência e emergência na região. Ambos abrigam o mesmo prédio localizado no KM-04 da Rodovia BR-230 (Transamazônica), na área do complexo do Batalhão Tocantins.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Ualame Machado, destaca a importância do Centro na Região do Baixo Tocantins que possui tecnologia e equipamentos de alta qualidade a serviço da segurança da região.

Veja também:

"Estamos completando um ano da criação do CICCR de Marabá, o nosso primeiro centro integrado fora de Belém, o que passa a ser também uma plataforma de atuação da segurança pública no Estado, com a criação de outros Centros Regionais. Em Marabá nós temos todas as tecnologias presentes e atuantes nos demais Centros que implantamos no Pará, a exemplo, das câmeras de reconhecimento facial, leitura de placas veiculares, monitoramento dos totens de segurança, além do atendimento especializado de urgência e emergência pelo canal do 190 e 193, com a possibilidade de reunir vários órgãos das esferas estaduais, municipais e federais e das operações integradas", pontuou o titular da Segup.

Em um ano, o CICCR de Marabá já foi ativado para a realização do monitoramento das provas de concurso da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, em operações policiais integradas e para reuniões estratégicas entre a segurança pública e órgãos ambientais.

Urgência e emergência

O Niop de Marabá, ao longo de um ano do seu novo espaço e modernização das ações, realizou 175 mil atendimentos de urgência e emergência. De janeiro a dezembro de 2023 foram realizadas 210.377 chamadas ao Niop, destas 170.256 geraram ocorrências atendidas.

O Niop de Marabá, ao longo de um ano do seu novo espaço e modernização das ações, realizou 175 mil atendimentos de urgência e emergência.
📷 O Niop de Marabá, ao longo de um ano do seu novo espaço e modernização das ações, realizou 175 mil atendimentos de urgência e emergência. |Reprodução

Em 2024, de janeiro a março, o número de chamadas atendidas foi de 5.662 ocorrências. Entre as principais ocorrências atendidas pelo Niop de Marabá, estão: perturbação da tranquilidade, violência doméstica, mediação de conflito, emergências clínicas, captura de animais, ameaças, incêndio e abordagem de pessoas em atitudes suspeitas.

"O Centro Integrado de Marabá realmente foi um avanço na segurança pública do Estado, juntamente com a integração e adequação do novo Niop da região, de onde estamos podendo atender com mais eficácia as ocorrências de urgência e emergência, e com isso oferecendo um serviço de qualidade para a população. Com essa estratégia de segurança bem sucedida pretendemos desenvolver outros Centros dessa natureza tendo em vista justamente os resultados que foram apresentados naquela região", finalizou Ualame Machado.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Marabá

Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

Últimas Notícias