O Ministério Público Federal (MPF) recomendou nesta segunda-feira (22) que a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e o Município de Marabá, sudeste do Pará, adotem medidas para assegurar a qualidade e a regularidade do serviço postal na cidade. Moradores reclamam que, nos bairros de Nossa Senhora Aparecida, da Paz, Bela Vista, São Miguel da Conquista, Filadélfia, Infraero e Jardim União I e II, as correspondências não são entregues nas residências.
A recomendação, assinada pelo procurador regional dos Direitos do Cidadão, Sadi Flores Machado, pede que um grupo de trabalho interinstitucional seja criado com o objetivo de debater, propor e implementar medidas objetivas, como as Caixas Postais Comunitárias. Também deve ser assegurado o funcionamento em outras localidades de Marabá em que seja identificado algum tipo de precariedade na prestação do serviço.
O procurador relembra que a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos está obrigada a assegurar a continuidade dos serviços conforme os padrões de confiabilidade e eficiência estabelecidos pelo Ministério das Comunicações e ressalta que o serviço postal é de utilidade pública e deve ser prestado “com qualidade e sem distinção entre brasileiros ou localidades”.
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De acordo com a recomendação, o Município de Marabá e a ECT devem, no prazo de 30 dias, apresentar o cronograma de execução dos trabalhos ao MPF, podendo ser responsabilizados judicialmente em caso de omissão.
Reclamações sobre a qualidade do atendimento – A atuação teve início com uma investigação para apurar irregularidades no atendimento ao público nos Postos de Atendimentos dos Correios de Marabá.
Durante a apuração, a ECT apresentou documentação que indicava falhas na estrutura urbana dos bairros – como falta de numeração nos domicílios, de placas de identificação de logradouros, de condições de acesso e de segurança, dentre outras. A documentação foi encaminhada pelo MPF ao Município de Marabá.
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