Com pouco mais de dois anos de existência, o portal DOL Carajás dá mais um passo importante no engajamento das notícias publicadas para a região sul e sudeste do Pará. A partir deste mês de maio o DOL Carajás conta com uma ferramenta especial que vai ajudar ainda mais na agilidade e na produção dos conteúdos do portal de notícias: o uso da Inteligência Artificial (IA).
Essa IA de uso exclusivo do DOL, é feita em parceria com o ChatGPT, o Google e a Microsoft, três ferramentas que, em conjunto, vão auxiliar os jornalistas do DOL Carajás a produzir textos mais completos, com informações fidedignas e a tornar mais relevante ainda, os conteúdos do portal para os principais motores de busca da internet.
Conteúdo Relacionado:
- DOL Carajás completa 2 anos com quase 20 milhões de acessos
- O DOL CARAJÁS chega pra contar as histórias de nossa região
De acordo com Mauro Neto, Editor Executivo do DOL, este projeto já está sendo executado no DOL em Belém para aprimoramento dos conteúdos. “Agora com a Inteligência Artificial do Google, do ChatGPT e da própria Microsoft, três IA’s que vão ajudar os jornalistas e os social medias do DOL Carajás a produzir o mais eficiente conteúdo dessa rica região de Carajás”, declarou em entrevista ao comunicador Nonato Dourado, da Rádio Clube FM 100,7 Mhz.
Contando com os dados do DOL Carajás, o portal DOL chegou a 20 milhões de visualizações de páginas mensalmente. “Por causa disso nós nos tornamos parceiros oficiais do Google, que só existem 140 no Brasil e o único parceiro oficial do site de notícias UOL que é o maior produtor de conteúdo do país. Isso não foi à toa, foi um trabalho de longa data e que mostra que o que nós fazemos, tanto do DOL em Belém, quanto o DOL em Carajás tem relevância e tem importância afora de nossas fronteiras”, enfatizou Mauro Neto.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Mauro também explicou a novidade relacionada ao uso da Inteligência Artificial (IA) para a produção de conteúdos. Os jornalistas do DOL Carajás irão ter uma ferramenta em que, após ser escrito o conteúdo, clicando em alguns botões, eles vão ter, por exemplo, qual a informação que está faltando naquele texto, a IA vai avaliar e vai dar uma nota de 0 a 100. “Se tiver de 80 para cima, o conteúdo está excelente, mas nós podemos chegar a 100 e aí a Inteligência Artificial vai dizer o que tá faltando”, explicou Mauro Neto.
O mais importante ainda é que essa tecnologia é de uso exclusivo do DOL, pois foi pensado e projetado com a solicitação feita exclusivamente pelos editores do DOL, atendido pela Mundiware, empresa que trata o sistema dos dois portais, DOL e DOL Carajás. “Nós desenvolvemos isso, só nós que temos essa tecnologia no Brasil”, enfatizou o Editor Executivo do DOL.
REDES SOCIAIS
Outra novidade importante que está sendo aprimorada pelos profissionais do DOL Carajás é o uso das redes sociais. O DOL em Belém fez um trabalho forte com as redes sociais, especialmente nos últimos três anos, liderando desde o início a região e somando-se todas as plataformas, Facebook, X (antigo Twitter), Instagram e Tik Tok.
De acordo como Débora Costa, Especialista em Redes Sociais do grupo RBA, o objetivo do treinamento é fortalecer, potencializar e passar a experiência para o time do DOL Carajás. “Que já faz um trabalho excelente e inovador na região, são pioneiros aqui em um trabalho muito bom e estamos fazendo um treinamento, agregando a Inteligência Artificial (IA)”, declarou ela.
“Ainda estamos aprendendo a usar a IA em nossas plataformas, mas ela já é uma realidade, não tem como ficar fora, não trabalhar com a Inteligência Artificial e as redes sociais também se aproveitam dessa tecnologia, um trabalho integrado”, enfatizou Débora Costa.
CRESCIMENTO
Nos últimos dias, as visualizações do DOL Carajás tiveram um crescimento exponencial, chegando a ter, em apenas um único dia, 6.410 usuários a cada 30 minutos. Isso dá uma média de 16 mil páginas visitadas a cada 30 minutos. Somente no dia 3 de maio de 2024, o DOL Carajás teve 264.315 acessos, quase a média mensal do portal que é de 400 mil acessos.
Comparando-se esse mesmo dia com o ano passado, o crescimento é de 85,32%, um feito extraordinário, levando-se em consideração o tempo de apenas um ano. Os dados são do Google Analytics, que monitora e acompanha os acessos dos portais de notícias em todo o Brasil.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar