Uma lombada colocada em uma via de Marabá, no sudeste paraense, tem causado transtornos, principalmente a condutores e motoristas que trafegam à noite na cidade. Uma situação similar já havia acontecido na cidade, mas em outra parte da cidade na última segunda-feira (3).
Desta vez, o caso aconteceu em uma via localizada próximo à Praça da Criança, na avenida VP-03, na noite desta quarta-feira (5), Nova Marabá. Um internauta ao fazer imagens a respeito da situação, acabou flagrando um acidente no momento em que o motociclista passava pela lombada.
Veja também:
- Lombada mal sinalizada resulta em acidente com bombeiro
- Vídeo: operação em Marabá termina com prisão de casal!
- Encontrado corpo de homem desaparecido há cinco dias
No vídeo, o internauta comenta que “a prefeitura fez um quebra-molas e colocou uma plaquinha minúscula”, sinalizando a mesma. “Todo carro que vem, não dá pra ver a placa, deveriam sinalizar lá na frente”, explicando ele ao mesmo tempo que mostra a situação.
Nesse momento, uma moto passa pela lombada e acaba caindo, como você pode ver no vídeo abaixo:
“Peguei bem na hora aqui, acidente ao vivo. Quebra-molas mal sinalizado”, explicou novamente.
SINALIZAÇÕES
De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, as lombadas precisam ter dois tipos de sinalização, a vertical e a horizontal, para evitar situações como essa.
A Sinalização Vertical é a comunicação realizada nas vias de forma suspensa, por meio de placas, transmitindo mensagens fixas ou eventuais, através de legendas, símbolos. Já a Sinalização Horizontal é toda a comunicação que é realizada no asfalto, como as linhas, demarcações, símbolos, etc.
Ainda de acordo com o CBT no artigo 88, “Nenhuma via pavimentada poderá ser entregue após sua construção, ou reaberta ao trânsito após a realização de obras ou de manutenção, enquanto não estiver devidamente sinalizada, vertical e horizontalmente, de forma a garantir as condições adequadas de segurança na circulação.”
DMTU EMITE NOTA
Sobre o ocorrido, a prefeitura de Marabá, por meio do Departamento Municipal de Trânsito Urbano (DMTU), disse que "De acordo com o setor de sinalização do DMTU, no procedimento prévio de implantação de redutores de velocidade, o órgão faz a sinalização vertical (placas) com uma semana de antecedência para alertar os condutores sobre a intervenção no local.
Após a implantação do redutor de velocidade, que é feito com pavimentação asfáltica, é necessário aguardar o prazo de 24 a 48 horas para a cura do pavimento, já que, se feita antes, o material absorve a pintura. Sendo a sinalização horizontal (pintura) realizada no dia seguinte após esse prazo.
Em relação à lombada do vídeo em questão, o redutor de velocidade foi implantado na tarde desta quarta-feira (05). A previsão de sinalização horizontal da empresa contratada é nesta quinta-feira (06). A lombada foi solicitada pela Escola Dom Bosco como medida preventiva para garantir a segurança para alunos, pais e funcionários, devido ao intenso fluxo de veículos no local.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar