Após quase seis anos de espera, o município de Marabá, no sudeste paraense, recebe nesta sexta-feira (6) o primeiro Terminal de Integração para o transporte público local. É a primeira vez que o sistema de transporte público da cidade vai contar com 100% de seu projeto inicial, que previa o terminal para a mobilidade urbana eficaz.
A operação do transporte público atualmente é realizada de forma precária pela empresa Integração Transportes, que também será responsável pela utilização dos novos veículos.
O terminal vai servir de transição para os usuários de bairros mais distantes da cidade, poderem se locomover para outros bairros ou para a área central da cidade, com a mudança dos passageiros de um veículo para outro.
Localizado no canteiro central da VP-06, entre as Folhas 22, 23, 26 e 27, a nova obra irá melhorar a mobilidade urbana de quem utiliza os ônibus de linha na cidade e permitirá que diferentes linhas de ônibus encontrem-se no mesmo local, facilitando a locomoção dos passageiros.
Conteúdo Relacionado:
- Ônibus parados em garagem de Marabá estão virando sucata
- Passageiros não aguentam mais a falta de ônibus em Marabá
- Marabaense espera mais de uma hora para pegar um ônibus
- Mulher grava vídeo da situação dos ônibus em Marabá. Veja!
A plataforma de embarque terá 50 metros de largura com 120 metros de comprimento e uma elevação do solo de 50 centímetros. Além do prédio administrativo, o terminal contará com área de alimentação, oito boxes para lojas e banheiros com acessibilidade para PcD.
O Terminal de Integração de Marabá tem o objetivo de facilitar a vida do cidadão que precisa de transporte público no município. O dispositivo vai servir para que as viagens entre os núcleos urbanos sejam mais rápidas e mais em conta em razão da redução do percurso de um ponto ao outro, ou seja, será o centro de convergência dos ônibus, pois todas as rotas vão se encontrar no terminal e as pessoas devem se transferir para outro veículo com apenas uma passagem e seguir viagem. No local, será permitida apenas a entrada de ônibus, sendo proibido o acesso de carros e motocicletas.
Importância da obra
Por meio do Terminal de Integração, os passageiros poderão utilizar dois ônibus para chegar ao destino final pagando apenas uma passagem. O serviço ajudará a agilizar a mobilidade urbana de Marabá.
Para o engenheiro da Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas de Marabá (Sevop), Rafael Froz, o terminal permitirá a conexão entre as diversas linhas e rotas, entre os passageiros dos diferentes bairros da cidade, reduzindo o tempo de espera por uma condução.
“O terminal de integração de ônibus desempenha um papel crucial na melhoria da mobilidade urbana, promovendo a eficiência do transporte público, reduzindo o tráfego e proporcionando uma experiência mais conveniente e segura para os passageiros”, ressalta.
Veículos Novos?
Os ônibus, anteriormente utilizados no transporte público de Anápolis, foram trazidos a Marabá após serem aposentados na cidade goiana. No entanto, o último edital de licitação do transporte público em Marabá estipulava que os veículos deveriam ser novos ou com no máximo dois anos de uso, além de contar com ar-condicionado. Resta saber se os novos ônibus, embora em condições operacionais, atenderão aos padrões estabelecidos no contrato.
Entre os veículos recebidos, três são articulados (popularmente conhecidos como “sanfona”), o que pode apresentar desafios para a malha urbana de Marabá, especialmente em vias de bairros como São Félix, Morada Nova e Liberdade, que frequentemente enfrentam problemas de pavimentação e largura insuficiente. (Com Secom e Marabá e Fato)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar