
No último sábado (7), Marabá foi palco do Festival Paralímpico 2024, evento nacional promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Realizado na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), a iniciativa contou com a participação de mais de 200 alunos, incluindo crianças com e sem deficiência.
Em Marabá, a organização ficou a cargo do Departamento de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com apoio do Projeto Marabá Paralímpico.
Veja também:
- Aumento de ICMS encarece compras internacionais
- Whey protein adulterado: 48 marcas suspensas
- Polícia investiga execução misteriosa em Ourilândia do Norte
Os participantes tiveram a oportunidade de experimentar modalidades paralímpicas como esgrima, futebol 7 e vôlei sentado. Segundo a educadora física e coordenadora do evento, Luiza Crisóstomo, o objetivo é integrar crianças e jovens ao esporte paralímpico.

“Queremos mostrar o esporte paralímpico para todos, com ou sem deficiência, e inspirá-los a ingressar nesse universo”, destacou.
Evento Nacional
Realizado em 120 localidades pelo país, o Festival Paralímpico é uma celebração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado em 3 de dezembro. Marabá, pela segunda vez, foi uma das cidades selecionadas para sediar a iniciativa.
Thais Mendes, coordenadora do Departamento de Educação Especial da Semed, reforçou a importância da inclusão: “Temos 20% de participação de pessoas sem deficiência, o que fortalece a integração e o respeito às diferenças”.

Destaques Locais
Marabá tem se destacado no esporte paralímpico. Entre os exemplos estão Maria Paula dos Santos, de 16 anos, que também coleciona medalhas no atletismo. “Cada competição é um aprendizado. Aqui, além de melhorar minha condição física, fiz novos amigos”, contou.
Outra promessa do esporte local é Luiz Fernando Moraes, medalhista dos Jogos Estudantis Paralímpicos, que conquistou ouro no salto. “Foi uma experiência incrível competir em São Paulo e trazer medalhas para a cidade”, afirmou Luiz.

Na natação, Elisa Vitória Lopes tem se destacado com títulos importantes. Durante o festival, ela reforçou a relevância do evento: “Além de diversão, é uma oportunidade para descobrir o esporte paralímpico e aprender mais sobre superação”.
Espírito de Inclusão
Mais do que promover atividades esportivas, o Festival Paralímpico celebra a inclusão, a diversidade e o potencial transformador do esporte. A ação reforça o compromisso de Marabá em incentivar o Movimento Paralímpico e valorizar o talento de seus atletas.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar