
O Hospital Regional do Sudeste do Pará - Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, atingiu 97% de satisfação entre os pacientes em 2024. A pesquisa, realizada de janeiro a dezembro, contou com a participação de mais de 21 mil pessoas que utilizaram os serviços da unidade de saúde. Entre os aspectos avaliados, destacaram-se receptividade, acolhimento, qualidade técnica dos serviços, infraestrutura e humanização.
Jonas Silva Santos, morador de Marabá, participou da pesquisa, após fazer uma ressonância magnética no HRSP, que integra a rede de saúde do Governo do Pará. Segundo ele, "o que mais me marcou foi o cuidado da equipe. Desde a recepção até o exame, todos foram atenciosos. É reconfortante saber que, além da qualidade técnica, o Hospital se preocupa em tratar todos respeitosamente".
Qualidade
A satisfação dos pacientes na unidade, gerenciada pelo Instituto Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), é avaliada por meios de questionários aplicados regularmente pela Ouvidoria do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), evidenciando a qualidade e excelência no atendimento.
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Outro exemplo de reconhecimento é de Genival Rodrigues, morador do município de Itupiranga, encaminhado ao HRSP para consulta ortopédica. "Fui bem acolhido. O médico foi atencioso e explicou tudo sobre o tratamento. A estrutura do Hospital é ótima, o que faz a diferença", destacou.
Flávia Fernandes, coordenadora da Ouvidoria, destacou que os resultados da pesquisa refletem o compromisso do Hospital em oferecer atendimento de excelência. "O feedback dos pacientes é essencial para que possamos aprimorar continuamente nossos serviços. A alta taxa de satisfação demonstra que estamos no caminho certo, priorizando a humanização e a qualidade técnica em todas as etapas do atendimento", afirmou.
Pesquisa
O Serviço de Atendimento ao Usuário aplica mensalmente 1.800 questionários, a fim de conhecer as necessidades dos pacientes e aprimorar o atendimento. A coleta de dados é feita presencialmente e por meio digital, utilizando QR Code, garantindo assim a participação de muitos pacientes.
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Flávio Marconsini, diretor Executivo do Hospital Regional, ressaltou que a pesquisa adota metodologia que combina abordagens quantitativas e qualitativas, permitindo análise aprofundada dos aspectos relevantes para os pacientes, com resultados mais precisos.
"A participação ativa dos pacientes nos permite avaliar o que estamos fazendo corretamente e identificar áreas que podem ser aprimoradas. Estamos sempre atentos para garantir que nossa estrutura e serviços atendam às expectativas da comunidade", disse o gestor.
Ele acrescentou que a pesquisa abrange aspectos fundamentais, como a qualidade do atendimento, infraestrutura, competência técnica e humanização. Além disso, oferece aos pacientes o compartilhamento de sugestões e críticas.
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"A análise dos dados é conduzida pela equipe da Ouvidoria, que utiliza os resultados para implementar melhorias contínuas nos processos e serviços, com o objetivo de aprimorar a experiência dos pacientes e assegurar a excelência no atendimento", enfatizou Flávio Marconsini.
O atendimento no Hospital Regional em Marabá é totalmente realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo acesso integral e gratuito à população. A estrutura do Hospital inclui 135 leitos, sendo 97 destinados à internação clínica e 38 às Unidades de Terapia Intensiva (UTI) adulto, pediátrica e neonatal.
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