A parceria entre o Governo do Estado e a Vale está viabilizando a construção do Hospital Materno-Infantil do Estado em Marabá, na Região de Integração de Carajás. Com serviços de urgência, internação, consultas e apoio diagnóstico, a unidade beneficiará mães e crianças de Marabá e mais 17 municípios do sudeste paraense.
Estrutura e serviços
A nova unidade contará com 135 leitos, incluindo 30 de UTI, 10 de UCI, cinco de mãe canguru e quatro de isolamento, além de três salas de cirurgia geral, uma sala de parto cirúrgico e oito salas para pré-parto, parto e pós-parto. Os atendimentos de urgência e emergência serão diretos, enquanto as demais demandas serão reguladas por agendamento estadual.
Com 12.418,30 m² divididos em quatro pavimentos, o hospital abrigará setores como emergência, UTI neonatal e pediátrica, banco de leite, centro cirúrgico e obstétrico, além de laboratórios e clínicas pediátrica e obstétrica.
Veja também:
- Vídeo: Caminhonete furtada é recuperada em área rural
- Marinha do Brasil abre 1.680 vagas para Fuzileiros Navais
- INSS libera antecipação de R$ 150 sem usar margem consignada
Geração de empregos e impacto social
Desde o início das obras, em outubro de 2023, 220 empregos diretos e indiretos foram gerados, priorizando a mão de obra local. Para Paulo Henrique Pessoa da Silva, um dos trabalhadores envolvidos, participar da construção é motivo de orgulho. "É uma obra que trará gerações de vidas e uma honra fazer parte dessa história", afirma.
Francileuda do Nascimento Brandão Costa, assistente do Departamento Pessoal, destaca o impacto positivo para as mulheres da região. "Esse hospital trará mais segurança para as mães e seus filhos, além de gerar renda para nossa comunidade", ressalta.
Parceria e desenvolvimento
José Duarte Gonçalves Neto, engenheiro da Vale, reforça o compromisso da empresa com o desenvolvimento socioeconômico do Pará. "A Vale se orgulha de contribuir para melhorar a qualidade de vida da população, com obras como essa e outras espalhadas pelo Estado."
O secretário regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto, destaca que o hospital é parte de um esforço maior para fortalecer áreas como saúde, mobilidade urbana e educação. "A construção representa o cuidado do governador Helder Barbalho com a saúde de mães e crianças. Marabá tem um governo presente", enfatiza.
A obra, que está 43,63% concluída, tem previsão de entrega para o segundo semestre de 2026.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar