plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 23°
cotação atual R$


home
DE OLHO NO RIO

Nível do rio Tocantins sobe e Defesa Civil mantém vigilância

Monitoramento segue intenso em Marabá, onde cinco mil famílias vivem em áreas de risco e medidas preventivas já estão em andamento.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Nível do rio Tocantins sobe e Defesa Civil mantém vigilância camera Este aumento foi o maior registrado no período até o momento e motivou a intensificação do alerta na região. | (Reprodução / RBATV)

Na manhã desta segunda-feira (10), o nível do rio Tocantins foi monitorado e apresentou uma elevação significativa, passando de 9,12 metros às 6h para 9,18 metros às 9h25, conforme dados verificados pela equipe da RBA. Este aumento foi o maior registrado no período até o momento e motivou a intensificação do alerta na região.

A Defesa Civil de Marabá, no sudeste do Pará, garantiu que, apesar do aumento no nível do rio, não há motivo para pânico. Segundo o coordenador da Defesa Civil, tenente coronel Marcos Norat, o trabalho preventivo realizado ao longo do ano visa mitigar os impactos de uma possível enchente. Ele explicou que o monitoramento contínuo do nível dos rios Tocantins e Itacaiúnas é feito diariamente para que ações emergenciais sejam tomadas caso necessário.

O município conta com pelo menos 5 mil famílias cadastradas em áreas de risco, que já foram orientadas quanto às medidas de evacuação, caso a situação se agrave. Além disso, Marabá dispõe de 15 pontos estratégicos para a construção de abrigos, que estão sendo preparados para receber os moradores em situações de emergência.

Veja também:

"Para nós é um momento normal da natureza, esse sobe e desce do rio o bom é que estamos acompanhando e monitorando para agirmos na exata medida da necessidade", afirmou Norat. O coordenador ressaltou ainda que, até o momento, a Defesa Civil não identificou riscos iminentes de enchentes e que a população pode confiar no trabalho preventivo.

As autoridades continuam vigilantes, com equipes prontas para realizar resgates e fornecer apoio a todas as famílias afetadas. Em caso de novos aumentos do nível do rio, as medidas de segurança serão intensificadas, garantindo a proteção dos moradores de Marabá.

Veja o vídeo:

Em Marabá há pelo menos 15 locais destinados à construção de abrigos. Todos estes ambientes estão sendo limpos e prontos para receber os abrigos provisórios. (Reprodução / RBATV)
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Marabá

    Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

    Últimas Notícias