
Com direito a campanha, urna eletrônica e apuração oficial, os alunos da Escola Municipal Basílio Miguel, localizada no bairro Amapá, Núcleo Cidade Nova, participaram com entusiasmo do projeto Câmara Mirim. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Escola do Legislativo, a Câmara Municipal de Marabá e a Escola Judicial Eleitoral do Pará, e tem o objetivo de incentivar o protagonismo estudantil e a educação para a cidadania.
"Esse projeto é de suma importância para a nossa comunidade. Ele trabalha na prática a compreensão da política e o funcionamento do legislativo. Os alunos se engajaram nas campanhas e saíram mais conscientes do papel que terão na sociedade", destacou Mag Barreiros, diretora da escola.
Ao todo, dez estudantes se candidataram e 232 alunos estavam aptos a votar. A votação seguiu o modelo oficial: os eleitores mirins usaram urnas eletrônicas semelhantes às utilizadas em eleições regulares. A coordenadora da Escola Judicial Eleitoral, Natália Castro, explicou que esse formato tem um propósito: “As crianças votam com a mesma urna do eleitor adulto, o que torna o processo mais oficial. É um momento educativo e simbólico para formar futuros cidadãos”.
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A iniciativa faz parte do programa Eleitor do Futuro, promovido nacionalmente pela Justiça Eleitoral. Em Marabá, sete escolas foram escolhidas para participar. A escolha das instituições é feita com base em critérios definidos pela Câmara Municipal, que também coordena as regras da votação e realiza a diplomação dos eleitos.
Para o orientador educacional Rogério Lopes Moraes, a experiência vai além do aprendizado político. “O projeto gerou integração entre os turnos, trouxe empolgação e debate. Foi uma forma lúdica e efetiva de ensinar democracia”, afirmou.
Segundo Albert Fonseca, coordenador adjunto da Escola do Legislativo, após a eleição os 28 estudantes eleitos (quatro por escola), serão diplomados em sessão solene marcada para o dia 25 de abril. Eles participarão de sessões simuladas na Câmara Municipal, onde poderão vivenciar o papel de um vereador até o mês de novembro.
A Escola Basílio Miguel, por meio da participação ativa dos alunos, mostrou como a educação pode ser ferramenta de transformação e como a cidadania pode – e deve – ser ensinada desde cedo.
(Com informações de James Oliveira).
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