
O último domingo (13), foi marcado por muita disposição e espírito esportivo em Marabá, no sudeste paraense. A 6ª Corrida Universitária de Marabá reuniu cerca de 330 participantes, além de 100 convidados e 150 pessoas envolvidas na organização. O evento, promovido pelo campus VIII da Universidade do Estado do Pará (Uepa), se consolida como um dos principais do calendário de corridas de rua da cidade.
Com o slogan “Quem não corre, caminha”, a atividade teve largada às 6h30, na Avenida Hiléia Agropólis do Incra, com um percurso de 5 quilômetros. A mudança na distância, que anteriormente era de 7 km, atendeu a sugestões feitas pelos próprios corredores em avaliações das edições passadas.
“Recebemos muitos pedidos para reduzir o percurso. Muita gente está começando a praticar corrida agora e os 5 km são mais acessíveis. Estamos muito felizes por incentivar a prática de atividade física com inclusão e segurança”, explicou a professora Danielle Monteiro, coordenadora do campus e idealizadora do projeto.
Veja também:
- Concurso dos Correios: resultado final é homologado
- Enem 2025: veja quem pode pedir isenção e como solicitar
- Vídeo: Fuzil e munições são apreendidos em terra indígena
Evento inclusivo e aberto à comunidade
A Corrida Universitária é um projeto de extensão institucionalizado pela Uepa por meio da Resolução nº 4.207/2024, do Conselho Universitário (Consun). Embora nascida em ambiente universitário, a proposta não se restringe a estudantes da instituição, sendo aberta à comunidade em geral, incluindo pessoas com deficiência e o público LGBTQIA+.

Marinalda Gomes Apinagés, servidora da Uepa e participante desde a primeira edição, celebrou os benefícios da corrida em sua vida. “Depois da primeira corrida entrei para o grupo VIVA+ e passei a frequentar academia. Saí dos 86 kg para 77 kg e ganhei mais qualidade de vida”, compartilhou.
Infraestrutura e orientações
Além dos kits de participação, os corredores contaram com aquecimento coletivo, café da manhã, cobertura fotográfica, pontos de hidratação, serviços de saúde e guarda-volumes. A comissão organizadora também reforçou orientações sobre uso adequado de roupas e calçados, alimentação leve na véspera e a importância de estar em dia com avaliação médica.
O prazo máximo para completar o percurso foi de 1h30 e os melhores colocados foram premiados por categoria. Houve ainda troféu para a maior equipe inscrita.
Com mais uma edição de sucesso, a Corrida Universitária reafirma o papel da Uepa como promotora da saúde, do bem-estar e da integração entre diferentes públicos por meio do esporte.
Veja o vídeo:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar