
A produção de soja no Sudeste do Pará tem crescido significativamente nos últimos anos, com destaque para o município de Paragominas, que é o maior produtor de soja do estado. O Pará tem se tornado um importante produtor de soja, ocupando a 13ª colocação na produção nacional, com mais de 2,5 milhões de toneladas.
Essa produção também começa a ganhar força em Eldorado dos Carajás, Dom Eliseu e Marabá, pois produtores agropecuários migram a produção de gado e mesclam com plantações de soja e posteriormente o milho.
Durante fiscalização realizada pelo posto fiscal da Ferrovia de Carajás, na Rodovia Pa-150, em Marabá, sudeste paraense, fiscais de receitas estaduais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), lotados na Coordenação de Controle de Mercadorias em Trânsito de Carajás, apreenderam 100,26 toneladas de soja a granel.
Veja também:
- Descubra os significados da Páscoa por trás do chocolate
- Nova Faixa 4 do MCMV amplia acesso à classe média
- Marabá Cup reúne mais de 1.200 jovens atletas no Pará
A apreensão ocorreu na quinta-feira (17), e a mercadoria foi avaliada em R$ 218.333,00.
Segundo o coordenador da unidade fazendária, Cicinato Oliveira, dois caminhões foram abordados pela fiscalização, transportando soja a granel, com origem no Pará e destino ao estado do Maranhão. “Embora as notas fiscais apresentadas indicassem que se tratava de operação interna, foi constatado, inclusive no campo de informações complementares dos documentos fiscais, que a entrega ocorreria fora do Estado, caracterizando operação interestadual sem o recolhimento do ICMS antecipado de saída”, informou o coordenador.
Os documentos fiscais foram desconsiderados e foram lavrados dois Termos de Apreensão e Depósito (TADs), totalizando R$ 36.679,94, referente ao ICMS e multa.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar