
O Comando de Policiamento Regional – CPR II, da Polícia Militar localizada em Marabá no sudeste paraense realizou no final da tarde desta terça-feira (29) cerimônia alusiva a Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, patrono de todas as polícias militares do Brasil. O evento reuniu autoridades civis e militares, além de centenas de pessoas que prestigiaram o desfile e a entrega de medalhas em reconhecimento ao trabalho de policiais e civis que contribuem para a segurança pública na região.
Entre os presentes civis que receberam medalhas de reconhecimento estavam o Juiz Alexandre Arakaki, titular da Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Marabá, o presidente da Câmara Municipal, vereador Ilker Moraes, do prefeito de Itupiranga Wagno Godoy, do Comandante da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, General Eduardo da Veiga Cabral e do diretor do grupo RBA Marabá, Inaldo Silva.
O evento aconteceu em frente ao Palacete Francisco Coelho, museu de Marabá, localizado na Praça Duque de Caxias na Marabá Pioneira.
Veja também:
- PM apreende drogas e detém mulher por tráfico no Pará
- Pistoleiro que matou empresário em 2024 é preso em Itupiranga
- Sefa apreende carga irregular de cabos ópticos e gás CO2
O Comandante do CPR-II, Coronel Ricardo Batista da Silva, declarou a importância do grupo RBA Marabá na divulgação das ações da Polícia Militar no município e na região e da motivação que o levaram a entregar uma das medalhas ao diretor local da emissora.

“Veículo de comunicação que tem dado a sua contribuição na comunicação no estado e região e que é um grande produtor e uma fábrica de produção de serviços para Marabá”, disse.
PM AO LADO DA JUSTIÇA
O Juiz Alexandre Arakaki também falou sobre a importância do trabalho executado pela Polícia Militar do Pará, especialmente no combate à violência contra a mulher e na prevenção que a força de segurança tem promovido em Marabá e região.

“E a Polícia Militar é responsável pela longa mão, pelo braço estendido da justiça na sociedade, e a Polícia que nos dá todo o aparato, eu diria mais, que uma decisão judicial, ela tem muita força, mas ela ganha muito mais força quando a Polícia Militar atua em conjunto com o Poder Judiciário na fiscalização, no cumprimento, no acompanhamento das decisões judiciais”, enfatizou.
“E hoje aqui em Marabá, nós temos o privilégio de ser a primeira cidade do interior do Estado a ter uma Patrulha Maria da Penha Mista, isso é, policiais militares e guardas municipais que trabalham todos em conjunto fiscalizando, acompanhando medidas protetivas de urgência, acompanhando e fiscalizando homens e mulheres no cumprimento dessas medidas”, salientou o magistrado.
CONDECORAÇÃO JUSTA
Coronel Batista falou sobre a escolha de soldados, cabos e outros militares que foram condecorados e promovidos no evento, uma forma de incentivar a valorizar o trabalho que esses homens e mulheres tem executado pelas ruas de Marabá e das cidades que fazem parte do CPR-II.

“O decreto de governador é um policial que preste atendido à unidade moral, de produtividade, ser uma pessoa que respeita a dignidade da pessoa humana, que tem bons resultados, e esse ciclo, esse case de requisitos o leva a ser reconhecido”, disse o líder da PM em Marabá. “E ele, uma vez agraciado com a medalha, ele pontua ao longo da carreira. Essa pontuação vale para que ele possa ser promovido mais rapidamente ao longo da carreira”, decretou.
A cerimônia contou com desfile de soldados PM’s, banda da Polícia Militar, desfile de motos e viaturas utilizadas no combate ao crime na região, entoação dos hinos do Pará, da PM e do Brasil e da presença de familiares e amigos dos condecorados. Além disso, estudantes da Escola Cívico-Militar Rio Tocantins, que tem orientação da Polícia Militar e o mascote do Proerd, programa da PM de prevenção às drogas nas escolas também desfilaram.
PATRONO DA PM
Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes é patrono das Polícias Militares do Brasil devido à sua bravura, idealismo e compromisso com a pátria, valores que se alinham com os princípios e a missão das forças policiais. Sua história, marcada pela luta pela independência e pela resistência à opressão colonial, inspira a coragem, a justiça e a defesa da sociedade, valores que são essenciais para a atuação das Polícias Militares.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar