
Na manhã desta quarta-feira (17), o município de Marabá, no sudeste do paraense, sediou um treinamento de busca e resgate envolvendo múltiplas instituições de segurança e defesa civil. O exercício simulou a queda de uma aeronave seguida de derrame de produtos químicos e incêndio, exigindo ações coordenadas para debelar o fogo, realizar buscas em superfícies e em estruturas colapsadas, além de resgatar vítimas.

O coronel Vanderlei Pereira, ex-comandante do Corpo de Bombeiros do Maranhão e instrutor da ONU, explicou que o objetivo do simulado é formar uma equipe de pronto emprego capaz de atuar em casos de desastres, aproveitando o potencial de cada instituição, seja pública ou privada, e suprindo a deficiência de efetivos que existe não apenas em Marabá, mas em todo o Brasil.
Integração de instituições e capacitação
O coronel Honorato, coordenador da Defesa Civil, detalhou que o treinamento integra o curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas, com cerca de 30 alunos de diferentes órgãos, incluindo Corpo de Bombeiros, Exército Brasileiro, Defesa Civil e bombeiros civis de Marabá. Segundo ele, o simulado é a etapa final de um curso de três dias, que incluiu aulas teóricas e práticas, e visa garantir que os profissionais estejam preparados para atuar rapidamente em emergências.
Veja também:
- Suspeitos de furtar telhas em obra são presos no Pará
- Inteligência Artificial ajuda polícia a prender três pedófilos
- Militares ajudam no nascimento de bebê em ocorrência de emergência
Os instrutores, vindos de São Luís, Maranhão, são qualificados pela ONU e conduzem o treinamento dos alunos locais. O encerramento do curso inclui uma formatura no Exército, celebrando a conclusão da capacitação.
Preparação para eventos de grande porte
A iniciativa também está alinhada à preparação para a COP 30, que será realizada em Belém. A expectativa é que o treinamento possibilite atendimento rápido e eficiente em casos de incidentes envolvendo estruturas colapsadas durante o evento, que contará com mais de 140 comitivas internacionais.

“Com a capacitação, garantimos que nossas equipes estejam prontas para atuar em qualquer emergência, reduzindo riscos e aumentando a segurança da população”, afirmou o coronel Vanderlei.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar