
A 13ª edição do Circuito de Corridas da OAB foi realizada neste domingo (…), em Marabá, reunindo 850 atletas inscritos e centenas de participantes da chamada “pipoca”, que correram de forma espontânea. O evento integrou a programação comemorativa pelos 40 anos da Subsessão da OAB em Marabá e foi marcado pela união entre esporte, cultura e história local.
O percurso foi planejado para valorizar os principais cartões-postais da cidade, partindo e chegando no Museu de Marabá, passando pela Praça São Félix de Valois, Encontro dos Rios, Cine Marrocos, Estádio Zinho Oliveira, orla da Marabá Pioneira e outros pontos de relevância cultural e histórica.
Segundo o professor Tonio Gomes, coordenador do circuito, a escolha do trajeto teve como objetivo conectar esporte e memória da cidade.
Veja também:
- Vinho: afrodisíaco natural ou mito romântico?
- Estudos explicam por que gatos “sentem a energia” humana
- Abertas inscrições para jurados do Tribunal do Júri 2026
“A Marabá Pioneira é onde tudo começou. Criamos um trajeto que conversa com a história local, passando por locais simbólicos, e isso dá um forte sentido à prova”, afirmou.
O presidente da OAB Marabá, Rodrigo Botello, destacou a importância do evento para além da advocacia.
“Nosso objetivo é promover saúde, bem-estar e cultura. É uma corrida para toda a sociedade, que une gerações, desde estudantes até advogados, servidores públicos e famílias inteiras. Marabá merece um evento assim”, disse.

Com inscrições esgotadas duas semanas antes da prova, o circuito contou também com melhorias estruturais em relação à edição anterior, como banheiros químicos ao longo do percurso, palco com música ao vivo, pódio e categorias variadas, incluindo a 60+.
O Circuito de Corridas da OAB é realizado em várias cidades do Pará e, em Marabá, já se tornou tradição, sendo realizado pelo segundo ano consecutivo na Marabá Pioneira. Para Botello, o sucesso do evento mostra a força da advocacia como promotora de integração social:
“Não existe sociedade sem advogados, e o papel da advocacia é servir. Essa corrida é prova de que podemos unir esporte, cultura e cidadania em uma grande festa coletiva.”
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar