
A Amazônia paraense, reconhecida mundialmente por sua biodiversidade, começa a se destacar também no cenário global pelo empreendedorismo e pela inovação. Por meio do programa Move Mais Internacionalização, iniciativa piloto do Sebrae em parceria com a ApexBrasil, pequenos negócios do Sudeste do Pará estão atravessando fronteiras e ganhando espaço em importantes feiras internacionais.
Entre os empreendimentos selecionados estão a Amabee Produtos Apícolas, de Breu Branco, e a Levite Produtos Amazônicos, de Marabá. Com o suporte técnico e estratégico do Sebrae, essas empresas conquistaram credenciais para participar de rodadas de negócios e feiras internacionais, que ocorrerão em Copenhague, na Dinamarca, e em Rio Branco (AC).
Segundo Daniela Guimarães, gestora e coordenadora do projeto no Sebrae, o objetivo vai muito além da participação em eventos.
Veja também:
- Estudantes de Redenção recebem homenagem na Câmara Municipal
- Cidade do Pará fará PSS para Agente Comunitário de Saúde, veja!
- Marabá Jazz movimenta a cena musical com shows gratuitos
“Nós fazemos um passo a passo para que essas empresas se desenvolvam e possam alcançar o Mercado Foco, escolhendo os países para os quais querem vender”, explica.
Do leite ao mel de açaí
Um dos exemplos é o de Carmélia Pino, que iniciou sua trajetória há 15 anos como produtora de leite. Com o apoio do Sebrae e da Embrapa, migrou para a apicultura e descobriu um mel genuinamente amazônico: o mel monofloral de açaí. A inovação deu origem a uma linha de cosméticos com registro na Anvisa, que utiliza mel, própolis e insumos da floresta.

Com a evolução do negócio, a Amabee Produtos Apícolas será a única representante do Pará na Apimondia 2025, a maior feira internacional de apicultura, que acontecerá entre os dias 23 e 27 de setembro, em Copenhague.
“Nós éramos produtores rurais com dificuldades financeiras. Com o Sebrae, passamos a nos ver como empresários rurais”, afirma Carmélia, que deve deixar de ser MEI em breve devido ao crescimento do empreendimento.
O licor de Marabá
Outra história de destaque é a de Delvis Lima, fundador da Levite Produtos Amazônicos. Em pouco mais de um ano, ele transformou uma produção informal de licores caseiros em um negócio estruturado, com apoio direto do Sebrae desde a concepção da empresa.

A marca será um dos cases de sucesso do Exporta Mais Amazônia 2025, evento da ApexBrasil que ocorrerá entre 28 de setembro e 2 de outubro, em Rio Branco. Os produtos incluem licores, geleias e molhos elaborados a partir de insumos da biodiversidade amazônica. Entre eles, o Licor Marabá de Castanha-do-Pará, que homenageia a história econômica da região.
“Sempre caminhei com o Sebrae. Desde o início, senti um suporte muito grande e uma segurança de que o projeto só poderia caminhar de uma melhor forma se fosse com eles”, afirma Delvis.
Apoio contínuo
Para o Sebrae, o sucesso de Carmélia e Delvis é a prova de que o pequeno empreendedor pode alcançar grandes mercados quando recebe a orientação adequada.
“Qualquer pessoa que tenha uma ideia, que queira se tornar um empreendedor e de repente até participar de uma feira dessa futuramente, o Sebrae está de portas abertas para atender”, afirma Alrilene Brandão, gerente da instituição em Marabá.
Além da internacionalização, o projeto oferece capacitação em marketing, adequação de embalagens, adaptação às legislações internacionais e suporte técnico. O objetivo é consolidar a presença amazônica em cadeias globais de valor, fortalecendo a economia regional e projetando a riqueza da floresta para o mundo.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar