plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOVIDADE

INSS reabre agências no sul do Pará e anuncia Prev Móvel, veja

A novidade foi anunciada por Fabrício Oliveira, coordenador regional do INSS em Marabá durante entrevista na Rádio Clube FM 100,7 Mhz.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia INSS reabre agências no sul do Pará e anuncia Prev Móvel, veja camera Agências que antes estavam fechadas em Ourilândia do Norte, Novo Repartimento e São Félix do Xingu serão reabertas | Reprodução

A reabertura de três agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o lançamento iminente do programa "Prev Móvel" para atendimento nas áreas rurais foram os principais destaques da entrevista concedida por Fabrício Oliveira, coordenador geral do INSS em Marabá, ao comunicador Nonato Dourado, na manhã desta sexta-feira (31), na Rádio Clube FM 100,7 Mhz.

Fabrício Oliveira detalhou as novidades que visam aproximar os serviços previdenciários dos moradores do Sul e Sudeste do Pará.

Agências reabertas e planos de expansão

O coordenador confirmou com satisfação a reativação de três unidades que estavam fechadas há cerca de cinco anos: Ourilândia do Norte, Novo Repartimento e São Félix do Xingu.

Veja também:

"Essas três cidades já têm atendimento do INSS plenamente, realizando diversos serviços", afirmou Oliveira. As agências estão aptas a realizar consultas a extratos consignados, remarcação de perícia médica, protocolo de requerimentos de aposentadoria (rural e urbana), inclusão de procuradores, entre outros serviços.

A agência de Ourilândia do Norte se destaca por já oferecer o serviço de perícia médica, que não está disponível em todas as 14 unidades da região.

Além das reaberturas, o INSS planeja expandir o atendimento:

  • A agência de Redenção passa por uma grande reforma, com o atendimento funcionando temporariamente na prefeitura.
  • Tailândia terá sua agência, incendiada em 2019, reaberta no próximo ano, após a conclusão da reforma.

Prev Móvel: INSS na Zona Rural

Respondendo sobre a complexidade geográfica da região e a dificuldade de deslocamento para a zona rural, Fabrício Oliveira anunciou a chegada do "Prev Móvel" em 2026.

"Ano que vem a gente vai ter o Prev Móvel, que é um furgão junto com a caminhonete que a gente vai realizar todos os atendimentos na zona rural", explicou. O veículo será equipado com tecnologia, como o Starlink, para levar todos os serviços previdenciários diretamente às comunidades.

O coordenador mencionou a Vila Cruzeiro do Sul e Quatro Bocas como prioridades, devido à distância e dificuldade de acesso, permitindo que o atendimento chegue a vilas que muitas vezes superam em tamanho bairros de Marabá.

Alerta sobre Prova de Vida e Golpes

Fabrício Oliveira também tratou de um tema de grande preocupação para aposentados e pensionistas no final do ano: a Prova de Vida. Ele reforçou a mudança de responsabilidade.

Fabrício Oliveira participou de entrevista com Nonato Dourado
📷 Fabrício Oliveira participou de entrevista com Nonato Dourado |Izabela Paz

"A responsabilidade da realização da prova de vida é do INSS, não é do aposentado", frisou. A maior parte dos beneficiários (mais de 30 milhões) já teve sua Prova de Vida realizada automaticamente por meio do cruzamento de dados do Governo Federal (saques bancários com digital, votação, renovação de CNH com biometria, emissão de CNI, etc.).

Atenção para quem precisa fazer:

  • Notificação: Apenas quem for notificado deve realizar a prova de vida. A notificação ocorre exclusivamente no extrato bancário no momento do saque ou consulta.
  • Como fazer: O procedimento pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS (reconhecimento facial), no aplicativo do banco ou presencialmente na agência bancária onde o benefício é recebido.
  • Golpes: O INSS não liga e não envia mensagens para solicitar a Prova de Vida ou dados. A única forma de aviso é pelo extrato.

O coordenador alertou que o não comparecimento após a notificação resulta no bloqueio do benefício em 30 dias. O desbloqueio é automático após a realização da Prova de Vida no banco ou pelo Meu INSS. Em caso de dúvidas, o segurado deve ligar para o telefone 135.

Fabrício Oliveira confirmou que retornará à rádio em breve para trazer mais novidades sobre o andamento dos projetos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Marabá

    Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

    Últimas Notícias